João 8, 21-30
Quando Jesus diz: “EU SOU”, está se referindo à palavra que Deus disse a Moisés quando lhe perguntara o nome: Deus disse que seu nome era “EU SOU”. Ou seja, Jesus está dizendo claramente que ele é Deus, e quem não acreditar nisso “morrerá em seu pecado”. “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”.
Quem acredita na divindade de Jesus deve também ouvir e procurar praticar a sua palavra. E Jesus disse que “o que ouvi da parte dele (do Pai) é o que falo para o mundo”. E anunciou sua morte e retorno para o Pai. O que Jesus ensinou é a Palavra do Pai, e portanto deve ser ouvida e praticada.
Na primeira leitura vemos a história da serpente de bronze, que justifica usarmos o crucifixo. Jesus lembrou que a serpente de bronze é o símbolo de sua crucificação.
As imagens que usamos na oração são permitidas, desde que não as usemos como amuletos ou coisas parecidas. É gostoso rezar diante de uma imagem de Maria, por exemplo.
Para terminar, volto ainda ao evangelho. Jesus disse: “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Ou seja: quem fizer a vontade de Deus, terá sempre com Deus, nunca estará sozinho.
DOM JULIO ENDI AKAMINE
Arcebispo Metropolitano de Sorocaba
				
													



								
								