Encontro de Educadores e Gestores destaca a importância da fé, razão e inovação na educação

O Encontro de Educadores e Gestores, promovido pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Sorocaba, ocorreu no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) no sábado, dia 18 de outubro de 2025. O evento reuniu profissionais da educação, agentes pastorais e mantenedores de colégios católicos, com o tema “A Arte da Docência”.

“O principal objetivo do encontro foi divulgar e fortalecer a atuação da Pastoral da Educação, promovendo a evangelização por meio de recursos pedagógicos, com ênfase na presença do Ensino Religioso tanto em sala de aula quanto em outros espaços formativos”, enfatiza o padre Diogo Antunes Victor, coordenador da Pastoral Universitária e Educação da Arquidiocese de Sorocaba. 

A programação contou com momentos de espiritualidade, como apresentações musicais, além de palestras que abordaram temas variados ligados à fé, educação e formação humana.

A abertura foi marcada pela palestra “Fé e Razão”, ministrada pelo padre Diogo Antunes Victor que destacou a importância histórica da integração entre fé e razão no pensamento cristão. Segundo ele, “a fé não se opõe à razão; pelo contrário, ela a ilumina”.

Na sequência, o professor Dr. Diego Kenji de Almeida Marihama participou remotamente e ressaltou o papel fundamental dos colégios católicos na sociedade contemporânea.

O professor Dr. Marcelo Cabral de Araújo trouxe uma reflexão sobre a Pedagogia de Edith Stein, enquanto a psiquiatra Amanda Menezes Morgado abordou os desafios da saúde mental no ambiente escolar. Já a professora Ma. Selma Salerno, coordenadora da Pastoral da Educação de Sorocaba, apresentou ideias sobre inovação na educação, enfatizando novas metodologias e práticas pedagógicas.

O evento contou ainda com a presença do padre Fernando Henrique Giuli Batista, administrador arquidiocesano de Sorocaba, que reforçou a relevância da Pastoral da Educação e incentivou a realização de novos encontros como esse.

Texto: Daniela Mendes

Fotos: Cirilo Martins

 

Compartilhe: