Diáconos tiveram formação sobre IA

Na manhã deste sábado 19/07, os Diáconos Permanentes da nossa arquidiocese, se reuniram na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes – Paróquia São Guilherme, onde foram acolhidos pelo pároco Padre Márcio Ferreira, e o Diácono Davi Claro de Oliveira, para mais um encontro de formação. O Padre Julian Carlos de Camargo – Vigário Paroquial da Igreja Catedral, e Assessor Eclesial da Pascom, abordou um tema bastante atual que é a IA Inteligência Artificial, uma tecnologia nova e pouco explorada pelos Diáconos. Mas o encontro iniciou-se com as Laudes, conduzida pelo Diácono Jair Francisco – Paróquia São José – Cerquilho, após a recepção com o Café, preparado carinhosamente pela equipe de eventos da Comunidade.

A Ficção tornou-se realidade: Há pouco tempo a IA era vista como ficção científica, sua história se confunde com a da própria computação. O britânico Alan Turing (1912-1954), conhecido como pai da computação, foi um dos pioneiros na área. O desenvolvimento da IA começou na década de 1950. São várias as definições da IA. Uma delas a descreve como a atividade dedicada a tornar as máquinas inteligentes, e inteligência é a qualidade que permite que uma entidade funcione adequadamente e com previsão em seu ambiente, envolvendo tecnologias computacionais que atuam inspiradas – ainda que ajam de forma diferente – na maneira humana ou de outros seres biológicos de sentir, aprender, raciocinar e tomar decisões. Uma descrição mais simples seria: é uma área multidisciplinar cujo objetivo é automatizar atividades que requerem inteligência humana.

Padre Julian abordou alguns aspectos sobre a Inteligência Artificial, demonstrando tudo o que faz e pode fazer a IA em todos os campos da vida humana, e questionou o devemos fazer diante dela. É algo que não se deve ignorar ou ficar indiferente, muito menos se deve demonizar, mas orientou que devemos acolher e fazer uso dela, porém com espírito crítico. Também foi abordado a Ética Religiosa, e o que a Igreja pensa sobre a IA alertando-se para o período de, nas relações entre as nações, fortalecer ainda mais quem já é forte, com o desenvolvimento da IA, e enfraquecer ainda mais quem já é fraco, referindo-se as nações, menos evoluídas, e que não tem condições de investir nessa tecnologia.

Seguiu-se a leitura da Ata e comunicados importantes da Comissão, feitas pelo Diácono Silvio Buzzo – Presidente da Comissão – sobre o Dia de São Lourenço, que será em um domingo 10 de agosto as 19 horas, na Paróquia São Benedito e Santa Terezinha – Cerquilho, e confirmando a Peregrinação dos Diáconos a Aparecida, no mês de setembro. Os Diáconos Permanentes também deverão eleger a nova Comissão que deverá coordenar as atividades dos Diáconos de 2026 a 2029.

O encontro encerrou-se com um almoço, oferecido pela paróquia São Guilherme, a quem a comissão manifesta os mais sinceros agradecimentos.

(Fotos Pascom)

 

Compartilhe: