Comentário ao Evangelho – Terça-feira da 28ª semana TC – 17.10.2023

Terça-feira da 28ª semana TC

Rm 1,16-25

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Deus se revela através de suas obras e da criação. É isso o que Paulo afirma: mesmo que não tenha recebido a revelação divina, o homem pode conhecer Deus através da beleza, grandeza e ordem da criação. “Pois o que de Deus se pode conhecer é manifestado ao homem: Deus mesmo lho manifestou. Suas perfeições invisíveis, como o seu poder eterno e a sua natureza divina são claramente conhecidas através de suas obras, desde a criação do mundo”. Essas manifestações, porém, não obrigam o homem. Elas permanecem como uma interpelação que respeita a liberdade humana e por isso requerem a fé.

Infelizmente o que ocorreu foi que as pessoas maravilhadas pelas obras acabaram por trocar o Criador pelas criaturas. Em vez de ir da “fé para a fé”, ou seja, de uma fé incipiente e obscura que o homem pode encontrar através da obras de Deus para uma fé iluminada e plena daquele que recebe o Evangelho de Cristo, as pessoas acabaram caindo na idolatria: “eles se enfatuaram em suas especulações, e seu coração insensato se obscureceu: alardeando sabedoria, tornaram-se ignorantes e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma figura ou imagem de seres corruptíveis: homens, pássaros, quadrúpedes, répteis”. Esse foi o erro dos filósofos pagãos que trocaram a verdade de Deus pela mentira do culto e da adoração de ídolos.

Atualmente assistimos a um retorno desse paganismo que adora as criaturas em vez do Criador. Por isso, a carta aos Romanos continua muito atual e necessária para nós hoje.

Gl 5,1-6

São Paulo continua repetindo que os cristãos não estão obrigados a obedecer à lei de Moisés porque Cristo nos libertou. Ele afirma: “em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor”.

A única coisa que conta é nos confiar a Cristo com fé. Não está em nós a fonte da caridade e nos iludimos se pensamos que podemos agir na caridade somente com nossas capacidades. Somente em Jesus podemos fazer isso, pois nele está a fonte da vida, do bem e da caridade. É Jesus que nos resgata do egoísmo para nos dar aos outros e nos torna profundamente puros no amor.

Peçamos a nós aos que amamos o grande dom da fé que faz de Cristo o nosso único fundamento e nos transforma por meio da caridade.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: