TC.8Semana.2
Eclo 17,20-28
O AT tem muitas coisas ainda imperfeitas, pois a revelação bíblica é progressiva e orientada para Cristo. Isso nos ajuda a não fazer uma leitura fundamentalista da Bíblia. Na leitura de hoje, constatamos que o Eclo ainda não tinha chegado à fé na ressurreição: “Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde. Louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias”.
Uma vez que a vida do ser humano está limitada entre o choro do nascimento e o suspiro da morte, o homem bíblico precisa se converter antes que chegue a morte. A mansão dos mortos, o Xeol, interrompe a possibilidade de louvar a Deus.
O motivo mais importante da urgência da conversão, porém, não é a brevidade da vida e sim a bondade de Deus. Deus, de fato, não só acolhe os que se convertem, mas também consola e conforta os que perderam a esperança do perdão. “Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade”.
No que consiste a conversão a Deus? O Eclo explica que a conversão é constituída por dois os atos. O primeiro ato é o arrependimento que consiste na renúncia ao pecado. Esse arrependimento é acompanhado de uma oração penitencial e, por isso, é um movimento interior realizado diante de Deus. Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade.
O outro ato da conversão é voltar a Deus, ou seja, deixar o mau caminho e o pecado para buscar Deus. Quem se afastou deve voltar. Por isso é tão importante deixar a injustiça e a idolatria. De fato, a idolatria e a injustiça são os pecados contra o amor a Deus e ao próximo que estão nas tábuas da Lei.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais