Comentário ao Evangelho – TC.7Semana.5 – 27/02/2025

TC.7Semana.5

Eclo 5,1-10

Embora as riquezas sejam consideradas como uma bênção de Deus no AT, é falta de sabedoria confiar nelas. As riquezas conduzem ao materialismo e à autossuficiência. Em vez de produzir no rico a gratidão e a confiança em Deus, as riquezas geram a avareza que é uma forma de escravidão. Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!

Uma grave falta que o apego às riquezas provoca é a arrogância em relação a Deus: Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará.

Outro comportamento perigoso é o de fazer pouco caso da misericórdia de Deus. É um abuso condenável da bondade de Deus, achar que Ele tenha obrigação de perdoar. É um grande consolo saber que Deus é misericordioso, mas não podemos fazer disso uma desculpa para justificar a própria má conduta. Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente”. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”

Ao contrário, a reação correta à misericórdia divina deve ser a pronta e verdadeira conversão. Saber que Deus está sempre à nossa espera não deve ser justificativa para nossa demora, antes deve nos impulsionar a buscar a conversão o mais rápido possível. Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: