Sexta-feira 34ª Semana TC
Dn 7,2-14
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A visão do profeta Daniel é uma visão realista e de esperança. A realidade que ele vê é descrita, no entanto, não através de uma linguagem corrente, mas através de imagens. São imagens fortes e impressionantes para descrever que os poderes deste mundo são, na verdade frágeis e passageiros, enquanto que o único poder que não passa é o de Deus.
Daniel vê quatro grandes animais, mais exatamente quatro feras. A primeira fera tem a forma de um leão que se ergue e está de pé como um homem e que tem um coração de homem. A segunda fera é semelhante a um urso, ao qual é dito: “Vamos, come mais carne”. O terceiro animal é semelhante ao leopardo ao qual foram dados o poder e o domínio. Por fim, o quarto animal “terrível, estranho e extremamente forte” que “devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava”.
A descrição dessas quatro feras representa o poder mundano que não obedece a Deus. Trata-se de um domínio cruel, desumano e que parece não ter fim. A sucessão dessas feras parece indicar que os dominadores se sucedem ao longo da história sem deixar de dar continuidade à opressão e ao domínio.
A visão de Daniel nos mostra, por outro lado, que todo esse poder mundano, na realidade, é miserável e inconsistente. Ele se contrapõe ao poder de Deus que, na visão, é um “como filho de homem” que “recebe poder, glória e realeza” de Deus mesmo. Esse Filho do homem é aquele que preferiu sofrer em vez de fazer sofrer, que decidiu servir em vez de ser servido, que se fez servo para reinar, que se fez homem para conduzir o ser humano com humildade e mansidão ao seu reino.
A visão de Daniel prepara e antecipa a grande revelação do NT. O Filho do Homem ao qual o Pai da glória, poder e realeza é Cristo. Ao ler a visão de Daniel, os cristãos exultam e contemplam nela Cristo sentado à direita do Pai. De fato, “o seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino é um reino que não se dissolverá”. Cristo conquistou o reino eterno pela sua morte e ressurreição. E Ele fez de nós um reino e sacerdócio para seu Pai.
A visão de Daniel nos mostra como o poder mundano é desumano e como o único poder humano é o de Deus.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais