Comentário ao Evangelho – Sábado 11/09/2021

Sábado da 23ª do TC

Lc 6, 43-49

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus exige que sejamos bons. E não de qualquer jeito. Não devemos só fazer coisas boas, mas devemos ser bons como a árvore boa que produz frutos bons.

Por outro lado, devemos reconhecer que somos pecadores. É exatamente por isso que precisamos do Salvador: para que Ele nos salve de nosso pecado e para que nos torne pessoas boas que produzem bons frutos. O segredo para se tornar bom não está em nossa capacidade, mas na força da graça de Cristo. Nossa bondade, portanto, não tem origem em nós mesmos, mas é um fruto da ação da graça de Deus em nós. Não somos bons por nós mesmos, mas em força da fé.

Assim as nossas boas obras não têm outro fundamento do que a graça de Cristo. Nós só podemos ser bons se nos apoiarmos no Senhor com uma fé sempre mais profunda. É o que ouvimos de Jesus: “Todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha”.

A nossa força, a nossa firmeza, o fundamento da nossa vida é a Palavra de Deus. É a Palavra que nos atrai para o bem, nos renova interiormente e nos faz agir conforme a vontade de Deus.

Toda a nossa vida deve ser um grito de fé ao Senhor: “Senhor, tu sabes que eu não sou bom. Tu, porém, és bom, e as minhas ações não seriam boas sem ti. As minhas boas obras vêm de ti: são tuas! Os meus bons sentimentos são teus! Por isso te agradeço, Senhor, porque tudo o que em mim há de bom, eu o recebi de ti”.

Viver assim é ser cristão e ser feliz. Assim as nossas boas obras não se tornam motivo de orgulho, nem alimentam o amor próprio, mas aprofundam o nosso reconhecimento e o nosso amor.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: