Quarta-feira 33ª semana TC
2 Mc 7,1.20-31
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
O martírio de um venerável doutor da Lei, Eleazar, é seguido do martírio de sete irmãos junto com a sua mãe. Para nós o motivo da morte de Eleazar e dessa família pode ser incompreensível, uma vez que nós não somos mais obrigados às mesmas observâncias alimentar dos judeus. Mas é preciso admirar o comportamento heroico deles, uma vez que as prescrições alimentares exprimiam a fé viva deles.
O caso do martírio dos sete irmãos e da mãe deles tem, porém, uma motivação ainda mais importante: eles morrem na esperança da vida futura. Com efeito, a mãe disse aos seus sete filhos: “o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e da vida”.
A esperança na ressurreição se expressa de maneira vigorosa nas palavras pronunciadas pelo segundo irmão no momento de morrer: “Tu, malvado, pretendes nos arrancar a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para a vida eterna, se morrermos fiéis às suas leis”. Até esse momento da crise macabeia, os judeus não tinham ainda clareza quanto a fé na ressurreição. Já havia uma certa intuição da ressurreição nos salmos e nos livros de Jó, Eclesiastes e Daniel.
No segundo Livro dos Macabeus a fé na ressurreição se expressa com mais abertura para a revelação dos Evangelhos.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais




