Seguindo a programação especial do Centenário da Arquidiocese de Sorocaba, na noite desta quarta-feira, 03 de julho, o Auditório Dom José Melhado Campos, recebeu bispos, padres, diáconos e autoridades eclesiásticas e civis para celebrar a presença da Igreja na sociedade em suas diferentes atividades.
O Prof. Dr. Rogério Augusto Profeta, reitor da UNISO – Universidade de Sorocaba, foi convidado a falar sobre a participação da Arquidiocese de Sorocaba, através da FDA – Fundação Dom Aguirre, na educação da cidade e de toda região.
Além de apresentar números grandiosos, como mais de 10mil alunos formados pelo Colégio Dom, entre o ensino fundamental e médio, e quase 40mil alunos formados pela Uniso, Profeta reitera que “o desenvolvimento da sociedade depende diretamente da educação, e que a FDA forma cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade”.
O Diretor-Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, Pe Flávio Jorge Miguel Júnior, fez um resumo da atuação da Igreja principalmente para com os mais pobres e doentes, através das dezenas de Pastorais ou ainda das instituições que nasceram na Igreja, cumprindo assim sua missão que vai além de pregar o Evangelho de Jesus, mas que está a serviço e promove a cidadania.
Pe Flávio lembra que a transformação que nós realizamos como Igreja na sociedade não é oriunda de ideologias políticas, mas é uma transformação social oriunda da palavra de Deus, e finaliza dizendo que “uma Igreja que não ajuda os pobres, não é Igreja de Jesus Cristo”.
Seguindo com a cerimônia, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito, Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo de Ponta de Pedras diocese do projeto ‘Igrejas Irmãs’, representantes de organizações e municípios do território arquidiocesano receberam das mãos de Dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba, a medalha comemorativa aos 100 anos da Arquidiocese.
Ao final do encontro, Pe Júlio César Fernandes lembrou de outras ações que marcaram os cinco anos de preparação para o Centenário, desde a revisão de documentos administrativos e a atualização do brasão, até o selo postal que registra na história esse importante momento da Igreja particular de Sorocaba.
Pe Júlio, que também se despede de suas funções como coordenador arquidiocesano de pastoral, aproveitou para agradecer toda comissão do centenário e encerrou a cerimônia clamando que nossa Padroeira, Nossa Senhora da Ponte, nos aponte sempre o caminho do céu!
Texto: Alan Larrubia | Pascom Arquidiocese de Sorocaba