Comunicar com o coração: Pascom, mansidão e esperança foi o tema do 27º Encontro Estadual da Pascom, realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).
O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, e foi marcado por momentos de espiritualidade, formação, convivência e envio missionário. Foram três dias de oração, aprendizado e partilha, reunindo mais de 120 pasconeiros das 43 arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo. A Arquidiocese de Sorocaba esteve representada pelos agentes da equipe de coordenação.
No dia 21, os participantes foram acolhidos para iniciar a espiritualidade e o encontro formativo, colocando seus dons diante de Nosso Senhor. A missa de abertura foi presidida pelo Pe. Danilo Teixeira da Silva (Diocese de Bragança Paulista). Durante a homilia, ele destacou que “não estamos aqui por uma agenda cuidadosamente preparada, mas porque fomos alcançados por uma vocação”, lembrando que a comunicação na Igreja é uma ação missionária e sensível que transcender, tocando em seu íntimo. Houve uma breve reflexão sobre o “Comunicar com o coração” e finalizou com a apresentação teatral “Paulo, o Apóstolo de Cristo”.
“Comunicar com o coração é fazer ecoar em cada postagem, em cada mensagem, em cada gesto, a ternura de Deus aquele que constrói pontes, cura feridas e transforma a realidade” enfatiza Edite de Oliveira Neves, coordenadora Regional Sul 1.
O segundo dia teve início na Mesa da Eucaristia, onde tudo começa e se renova. A missa, presidida pelo Pe. Jefferson (Arquidiocese de Campinas), propôs à reflexão de que comunicar com o coração é permitir que Deus fale primeiro em nós.
Depois, os participantes seguiram para as oficinas formativas:
Coordenadores diocesanos/arquidiocesanos tiveram encontro com Pe. Fabiano Roberto sobre Liderança positiva e continuidade na missão. Já os agentes de pastoral participaram de oficinas de LGPD e direito de imagem com Pe. Wanderson Cintra (Diocese de Jundiaí), e Gestão de pessoas e entrevistas jornalísticas com Fernando Geronazzo (Arquidiocese de São Paulo).
No terceiro dia, a manhã começou com a Santa Missa, finalizando com a renovação do compromisso missionário, o Envio dos pasconeiros. Em seguida, o Pe. Fabiano Roberto conduziu uma palestra sobre Esperança e a Comunicação a partir de Papa Francisco e Papa Leão XIII. Encerramos com o Angelus e após o almoço, cada participante retornou à sua missão em sua cidade.
Segundo a coordenação, essas formações fortalecem nossa caminhada com consciência, responsabilidade e espírito fraterno, lembrando que comunicar na Igreja é sempre mais do que executar uma função, é viver um chamado, cuidar do outro e permitir que Deus seja visto, ouvido e anunciado por meio do testemunho de cada um.
Seguimos juntos, com mansidão no olhar e esperança no coração, acolhendo a graça deste encontro e confiando que Nosso Senhor continua guiando nossos passos, fazendo de cada um de nós instrumentos de comunhão.




















