Comentário ao Evangelho – Quarta-feira da 1a Semana do Advento – 04/12/2024

Quarta-feira da 1a Semana do Advento

Is 25,6-10

Todos nós temos no coração um grande e intenso desejo de felicidade. E tal desejo foi posto dentro de nós por Deus.

Na leitura do profeta Isaías Deus nos promete que vai satisfazer o nosso desejo de felicidade. Ele eliminará para sempre a morte, arrancará a mortalha de luto, enxugará todas as lágrimas, cancelará as humilhações e os sofrimentos. A felicidade que Deus promete supera os nossos desejos e expectativas. Esse é o sentido da imagem do banquete que Deus prepara com ricas iguarias, vinhos puros e pratos deliciosos.

Deus quer que desejemos uma grande felicidade. Não quer que aspiremos felicidades pequenas e passageiras. Quer que aspiremos uma felicidade plena, verdadeira e duradoura. Ora tal felicidade existe porque consiste na comunhão de vida com Deus: “este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos nos alegrar e exultar por nos ter salvo”.

Tempo do advento é tempo de reavivar o nosso desejo de felicidade, o nosso desejo de Deus. A grande tentação do nosso tempo é a de nos contentar com pequenas satisfações imediatas em vez de desejar a grande Felicidade. Nosso tempo está doente porque se contenta com as satisfações imediatas e passageira. Busca com sofreguidão e sem paciência as alegrias mesquinhas e provisórias em vez de arder pelo desejo de Deus.

Tempo de advento é tempo de cura de nossos desejos. É preciso uma terapia de nosso coração para que não se contente com os prazeres passageiros, mas busque o que é duradouro e eterno.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: