Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 29ª Semana do TC – 23.10.2023

Segunda-feira da 29ª Semana do TC

Rm 4,20-25

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo continua falando da fé de Abraão. Abraão é importante para nós porque nele encontramos concretamente o que significa ter fé.

Diante da promessa divina, Abraão não duvidou por falta de fé, mas revigorou-se na fé e deu glória a Deus convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu”. Abraão acreditou em três coisas: que Deus, perdoando, pode tornar justo um culpado; que pode tornar fecundo dois anciãos que já são estéreis; e que Deus dá vida aos mortos.

De fato, Abraão acreditou poder ainda ser pai, quando pela idade, nem ele nem a sua mulher tinham condições de gerar. Ele acreditou em Deus e acreditou que Deus pode cumprir o que prometeu. A fé é uma experiência de vida, uma experiência que teve na vida de Abraão o iniciador e o ponto alto. A fé não se reduz em acreditar em verdades, mas é crer em Deus e por nas mãos dele a própria vida. É romper a barreira do possível pelo que aparentemente é impossível.

Deus faz de Abraão e Sara, já estéreis pela idade, pais de uma numerosa multidão. O mesmo Deus é aquele que, da esterilidade do túmulo, ressuscita Jesus Cristo. “A fé será creditada também para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, nosso Senhor”. Por isso, Abraão não é pai somente dos judeus, mas de todos os que como ele acreditam nas promessas divinas.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: