Já se vão mais de cem dias do novo pontificado. A saudade faz recordar o Papa Francisco. Diante dos olhos da cidade de Roma e do mundo inteiro emerge uma nova figura, ainda bastante enigmática. Um pastor diferente… Mais tranquilo e ponderado; menos intenso que o anterior de cultura argentina, notavelmente uma das mais intensas em matéria de temperamento dentre as culturas americanas.
Um papa mais jovem. Até então desconhecido dos holofotes da mídia, cujas nuances se descobrem dia-a-dia neste devir histórico atual cheio de responsabilidades, excentricidades e incertezas: guerras no mundo, divisões na Igreja, e uma agenda de jubileu que ocupa todos os espaços com muitos encontros, discursos e acolhimentos.
O papa Leão XIV parece hoje mais à vontade com o novo ministério, mas certamente ainda temos um período a percorrer até conhecermos quem é Robert Francis Prevost pastor de Igreja de Roma, e Pedro da Igreja Universal. Uma primeira Encíclica parece introduzir-nos nesse mistério: será sobre os pobres, na senda do último pontificado e em sintonia com o itinerário que seu nome sugere; e deverá ser publicada em fins de setembro de 2025. Contudo, é bem provável que vamos conhecer melhor o novo papa somente quando o Jubileu encerrar e houver, de fato, mais tempo para ser ele mesmo.
Estado-unidense de nascimento, também peruano na cidadania, filho de migrantes franceses e italianos, multilíngue na comunicação, um bispo em missão; as características pessoais de Robert Francis Prevost parecem unir variáveis extremamente positivas para os tempos vindouros do cristianismo. Membro da ordem agostiniana, enfatizou que seu nome papal remete ao desafio social enfrentado pelo antecessor onomástico no ministério petrino, isto é, Papa Leão XIII.
De fato, suas qualidades também fazem emergir os imensos desafios de síntese pessoal para a Igreja: como unir Santo Agostinho, Leão XIII e Papa Francisco, e ainda falar de inteligência artificial para os tempos atuais mergulhados na incerteza da guerra? O novo Papa fala de unidade – seu lema indica este solene caminho, pois “em Cristo, ele que é o único, nós somos um”.
Talvez esta seja a chave de leitura para a síntese acima: sob a inspiração espiritual de Santo Agostinho, pelo caminho de diálogo com as questões sociais ensejado pelo Papa Leão XIII, sob o empenho pastoral reformador delineado pelo Papa Francisco, para falar ao mundo de hoje, em linguagem atual, mesmo que sobre inteligência artificial, mas sempre recordando o valor da dignidade humana que precisa ser defendida sobre todas as coisas, pois Deus que é sobre todas as coisas, escolheu o humano como resplendor de sua glória e majestade: quem serve o mais pequenino é a Mim que serve (Mt 25,40).
De uma forma ou de outra, pelo caminho indicado acima ou por outro, cabe-nos rezar pelo novo pontífice da Igreja, como rezamos pelos anteriores, que no seu tempo foram sinais vivos de Jesus Cristo, pastor e mestre do Povo de Deus, como o foi São Pedro em seu tempo e todos os outros sucessores deste apóstolo escolhido pelo Senhor, como primeiro entre os irmãos para confirmar a fé de todos. E assim, pedimos: “O Senhor o conserve, lhe dê vida e o torne feliz na Terra, e não o entregue ao poder de seus inimigos. Amém”.
Pe. Dr. Rodolfo Gasparini Morbiolo
Para saber mais:
.Sobre a primeira encíclica do novo papa: https://www.ihu.unisinos.br/656905-uma-enciclica-sobre-os-pobres-e-as-primeiras-viagens-o-verdadeiro-inicio-do-pontificado-de-leao-xiv. Acesso em 12, set., 2025.
. BUKUNOVICKY, Walter. Papa Leão XIV. Da terra dos simples, um papa que abraça o mundo. Jandira/SP: Principis, 2025.
. BUNSON, Matthew. Leão XIV: o retrato do primeiro papa americano. Campinas/SP: Ecclesiae, 2025.
. GAETA, Saverio. Papa Leão XIV. A história do novo papa e os desafios que ainda virão. SP: Planeta do Brasil, 2025.
. GALEAZZI, Giacomo. Cem dias depois de Leão XIV, o papa normal que reformará a Igreja. Entrevista com Giovanni Maria Vian (14, ago., 2025). São Leopoldo/RS: IHU On Line. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/655878-cem-dias-depois-de-leao-xiv-o-papa-normal-que-reformara-a-igreja-entrevista-com-giovanni-maria-vian. Acesso em: 26, ago., 2025.
. HENNING, Christophe. Leão XIV: a vida do novo papa e seus desafios à frente da Igreja (formato epub). 2.ed. RJ: Petra, 2025.
. PRUVOT, Samuel. Leão XIV: o novo papa; com a colaboração de Marc Leboucher. SP: Paulus, 2025.
. SOUZA, Ney de. Leão XIV – A paz esteja convosco. Estudo biográfico. SP: Loyola, 2025.
fonte da imagem: site vatican.va