Visita do Papa Francisco à Irlanda ganha emoji na rede social Twitter

O Papa Francisco vai estar em Dublin, na Irlanda, nos 25 e 26 de agosto, pelo no 9º Encontro Mundial das Famílias, e a rede social Twitter criou um emoji com o pontífice para assinalar a viagem apostólica.

O ‘Vatican News’ informa que o emoji consiste numa figura com o “rosto sorridente” do pontífice argentino com a bandeira da Irlanda como fundo.

A imagem é ativada cada vez que alguém na rede social de microblogging publica um tweet (mensagem) com um dos hashtag (marcadores):  #PopeInIreland, #PápaInÉirinn (em gaélico), #WMOF2018 (sigla do encontro – World Meeting of Families) e #FestivalOfFamilies.

“Deseja-se incentivar as conversas no Twitter sobre a visita papal à Irlanda”, disse Karen White, diretora de políticas públicas do Twitter para a Europa, adiantando que a empresa considera um “dos eventos mais importantes do ano”.

O Papa também está presente na rede social Twitter, com a conta ‘@Pontifex’, em nove línguas – português, espanhol, inglês, italiano, francês, polaco, latim, alemão e árabe – com quase 50 milhões de seguidores, contabiliza o portal de notícias do Vaticano.

A conta em português tem mais de 3.89 milhões de seguidores e as línguas mais seguidas são o inglês, com quase 18 milhões, o espanhol (16,7 milhões) e o italiano (quase 5 milhões).

A conta foi inaugurada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI e o agora Papa emérito tinha cerca de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro de 2013.

O 9.º Encontro Mundial das Famílias, com o tema ‘O Evangelho da família’, realiza-se entre 21 e 26 de agosto e o Papa Francisco chega à Irlanda no dia 25 para um programa de dois dias.

A Santa Sé informou que o principal objetivo de Francisco é marcar presença no grande evento das famílias católicas, onde vai acompanhar o evento a partir de Croke Park e depois celebrar a missa de encerramento em Phoenix Park, também na capital irlandesa.

Da agenda da 24.ª viagem internacional do pontificado de Francisco prevê também momentos como a recitação do ângelus – domingo dia 26 – na basílica do santuário mariano de Knock, em County Mayo, que também acolheu o Papa São João Paulo II em 1979.

Destaca-se ainda a visita a um centro de acolhimento para famílias sem-abrigo, gerido pelos Irmãos Capuchinhos, audiências com o presidente irlandês Michael Higgins, com representantes das autoridades irlandesas, da sociedade civil e do corpo diplomático no país e com os membros do episcopado católico da Irlanda, no Convento das Irmãs Dominicanas, em Dublin.

Os Encontros Mundiais das Famílias iniciaram-se na cidade de Roma, em 1994, repetindo-se a cada três anos; a última edição aconteceu na cidade norte-americana de Filadélfia.

Por: Agência Ecclesia PT.