Visita Ad Limina Apostolorum

Caro Diácono

Caro fiel da Arquidiocese de Sorocaba

Sorocaba, 16 de setembro de 2022

Parto hoje para Roma para realizar a Visita Ad Limina Apostolorum.

Ela foi longa e cuidadosamente preparada. Expressão dessa preparação é o “Relatório Quinquenal” preparado com a colaboração de vários padres e coordenadores de pastoral. Além de prestar contas, a Visita Ad Limina é uma forma concreta de viver a colegialidade episcopal que não é um simples sentimento de solidariedade, mas um estar sempre junto com os irmãos no episcopado.

Ao honrar o sepulcro dos Santos Apóstolos, Pedro e Paulo, e se encontrar com o sucessor de Pedro, o bispo é revigorado na comunhão com o Santo Padre e na corresponsabilidade apostólica. O bispo experimenta, com assombro e alegria, o que Jesus instituiu ao dizer “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Visitando os dicastérios, o bispo tem a oportunidade de oferecer aos mais estreitos colaboradores do Papa a sua pessoal cooperação e receber deles informações sobre as esperanças, as alegrias e as dificuldades da Igreja universal.

Levando informações de primeira mão sobre a nossa Arquidioceses, fornecerei ao Papa dados relevantes para o exercício do ministério petrino.

Carrego todos os senhores não somente no relatório quinquenal, mas sobretudo no coração. Prometo rezar por todos os senhores e por todos os fiéis ao celebrar a eucaristia nas basílicas papais de Roma.

Com minhas orações,

Arcebispo de Sorocaba