Unidos em oração pelo Papa emérito Bento XVI

Atendendo o pedido do Papa Francisco, chegaram inúmeras manifestações de afeto, proximidade e orações pela saúde do Papa Emérito. Entre os comunicados destacamos o do Celam, da Igreja Católica Armênia e a Igreja Greco-Católica Ucraniana. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que Papa emérito conseguiu descansar bem ontem à noite.

 

Vatican News

Respondendo às perguntas dos jornalistas nesta quinta-feira, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse o seguinte:

“O Papa emérito conseguiu descansar bem ontem à noite, ele está absolutamente lúcido e alerta e hoje, embora seu estado continue grave, a situação no momento é estável. O Papa Francisco renova seu convite a rezar por ele e a acompanhá-lo nestas horas difíceis”.

Na quarta-feira (28), no final da Audiência Geral o Papa Francisco confiou aos fiéis presentes na Sala Paulo VI uma intensão muito precisa: “Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”. “Recordamo-lo, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”. Palavras que comoveram o munto inteiro e que deram origem a várias manifestações de afeto e orações pelo Papa emérito Bento XVI.

 

Celam

O Celam uniu-se em oração pela saúde de Bento XVI com as seguintes palavras: “Acolhendo o pedido do Papa Francisco, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) se une em oração pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”, a breve mensagem foi divulgada pelo órgão episcopal e assinada pelo seu Presidente, D. Miguel Cabrejos Vidarte. Aos 95 anos de idade e com uma vida a serviço da Igreja Universal, o Celam recorda com gratidão “os grandes ensinamentos do Papa Emérito”, evocando “de maneira particular” seu discurso inaugural na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil) em maio de 2007, quando afirmou que “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica no Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). Nesta Oitava de Natal, pedimos à Virgem Maria que interceda pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”, conclui a mensagem.

Igreja Católica Armênia

Também se uniu em oração a Igreja Católica Armênia com um comunicado:

“Em resposta ao pedido do Santo Padre Francisco, durante a Audiência Geral de quarta-feira, 28 de dezembro de 2022, de rezar pelo Papa emérito Bento XVI, o Patriarca da Cilícia dos católicos armênios Sua Beatitude Rafael Bedros XXI convidou todas as igrejas e paróquias católicas armênias a se unirem em oração pedindo ao Deus Misericordioso para apoiar o Papa emérito Bento XVI, em seu sofrimento e testemunho exemplar de amor à Igreja.

Igreja Greco-Católica Ucraniana

Assim como Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana que pediu aos Bispos do Sínodo e a todos os fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana que se unissem às orações pelo Papa Emérito Bento XVI, conforme solicitado pelo Papa Francisco no final da audiência geral. Sua Beatitude Sviatoslav recordou em particular o encontro pessoal que teve com o Papa Emérito no mosteiro Mater Ecclesiae no dia 10 de novembro passado, durante sua visita a Roma. Naquela ocasião, Sua Beatitude relatou, o Papa Emérito tinha sido “incrivelmente lúcido, informado e solícito sobre a situação na Ucrânia, e tinha garantido suas orações pelo povo ucraniano”. “Toda a Igreja Greco-Católica Ucraniana “, acrescentou Sua Beatitude, “quer reunir-se em oração em torno deste grande testemunho de nosso tempo, agradecendo-lhe por seu testemunho silencioso como Papa Emérito e, ao mesmo tempo, recordando e procurando colocar em prática seu trabalho pela unidade da Igreja, que foi uma característica extraordinária de seu pontificado”.

Enquanto do Brasil chegam também manifestações de oração pelo Papa Bento XVI entre elas a da Arquidiocese do Rio de Janeiro que escreve: “A Arquidiocese do Rio de Janeiro acolhendo o pedido do Papa Francisco, se une à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo Papa Emérito Bento XVI”.

 

Fonte: Vatican News – vaticannews.va/pt/papa/news/2022-12/papa-beneto-xvi-oracoes-papa-francisco-celam-ucrania-armenios.html

Compartilhe: