Sub-Região Sorocaba, do Regional Sul 1 da CNBB, realiza reunião para partilha da caminhada eclesial

Os Bispos, Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Padres representantes dos Presbíteros e os membros do Departamento para Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis, se reuniram no dia 02 de julho, através de videoconferência.

Participaram da reunião, o arcebispo de Sorocaba e presidente da sub-região Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, sac; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Itapeva; Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, cr, bispo de Itapetininga; Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, msc, bispo de Registro; Dom José Luiz Bertanha, dvd, bispo emérito de Registro; Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí. Também participaram os Padres Coordenadores de Pastoral: Carlos Eduardo Oliveira; Pe. Jorge Corsini; Pe Julio César Fernandes; Pe. Leandro Megeto; Pe. Marcos de Campos. Padres Representantes dos Presbíteros: Mons. José Aparecido Cravo da Costa; Pe. Gerson Ribeiro; Pe. Jorge Demarchi. Membros do Departamento de Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis nas dioceses da Província de Sorocaba: Pe. Flávio Júnior; Pe. Marciel Teixeira; Pe. Márcio Dias; Pe. Márcio Odair Ramos; Pe. Marco Custódio; Ir. Fátima Felizardo, imi.

Entre os assuntos em pauta, destacam-se dois: 1. A implantação do Departamento de Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis; 2. Os desafios da Igreja nesse tempo de Pandemia.

Segundo Pe Julio César Fernandes, subsecretário da sub-região,  “a reunião foi bastante produtiva, onde partilhamos os anseios e as necessidades de nossa Igreja em cada uma das Igrejas Particulares da Província. Compartilhamos as experiências e as expectativas de nossas ações na formação vocacional e permanente do presbitério, como também na vida dos agentes pastorais, sendo uma Igreja acolhedora e misericordiosa a serviço de todos, como nos interpelar este tempo que vivemos”, comentou o padre.

A próxima Reunião acontecerá no dia 02 de outubro de 2020, às 09h, na Diocese de Itapeva, com o tema: Os desafios da economia na pandemia.

A Sub-Região Sorocaba, além da Arquidiocese de Sorocaba, é composta pelas Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Jundiaí e Registro.

Fonte: https://cnbbsul1.org.br/sub-regiao-sorocaba-do-regional-sul-1-da-cnbb-realiza-reuniao-para-partilha-da-caminhada-eclesial/