Sacerdotes, povo de Deus, e agentes da Pascom se reinventam para manter viva sua fé

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Os “pasconeiros” apelido carinhoso, dado aos agentes voluntários da Pascom, têm feito um trabalho valoroso durante este  período de pandemia do Covid – 19 o coronavírus.

Devido às orientações das autoridades de saúde, para a não aglomeração de pessoas, a rotina de muitas paróquias e comunidades foram afetadas; nossa Arquidiocese de Sorocaba dispensou os fiéis do preceito dominical e determinou que os padres celebrem de forma privada.

E uma das formas para manter a aproximação dos fiéis com seus pastores, bem como dos momentos de oração, são as transmissões online.

As missas que costumavam encher as igrejas aos domingos desta vez são diferentes, os padres veem bancos vazios e uma câmera de transmissão para as redes sociais, por onde buscam passar uma mensagem de esperança e conforto, como explica Padre Edson Daros Assessor Eclesiástico da Pascom: “Quantas vezes, infinitas vezes; nós pedimos para as pessoas irem a Santa Missa, hoje pedimos que não venham, que fiquem em casa, que rezaremos por vocês e com vocês, mesmo em casa o povo de Deus continua sendo igreja, o templo está vazio, é um misto de tristeza; mas é claro que também de muita fé!

Já os fiéis que estavam habituados a ir às igrejas, precisaram buscar conforto por meio de telas, no celular ou na televisão, de certa forma se concretiza a igreja doméstica, a redescoberta da religião e da fé, caridade e solidariedade a partir da família.

Para não deixar nada faltar, os agentes Pascom estão trabalhando mais, e contudo é importante não descuidar da saúde mental, mantendo o descanso necessário, realizando escalas e revezamentos, pois os agentes pasconeiros precisam manter o corpo são e a mente sã, para ajudar os sacerdotes a levarem a boa nova de Cristo, através dos meios de Comunicação, midias sociais e tantas ferramentas hoje disponíveis.

Estes meios quais a inteligência humana criou, e que a igreja vê e acolhe com bons olhos como “dons de Deus, na medida em que criam laços de solidariedade, de justiça e de fraternidade entre os homens”. (Diretório de Comunicação,CNBB 99).

Fotos: Pascom Sorocaba (Cobertura Diversas Localidades)
Texto: Renata Miranda – Coordenadora da Pascom Arquidiocese de Sorocaba.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]