Romaria de Aparecidinha espera receber 50 mil romeiros no próximo domingo

Mais uma vez unindo Fé e Tradição, 50 mil romeiros levarão a Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Santuário no próximo dia 14.

A tradicional Romaria de Aparecidinha acontecerá no dia 14 de julho. Em sua 120ª edição, a procissão levará a pequena imagem de 13 centímetros de Nossa Senhora da Conceição Aparecida da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte até o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Aparecidinha) em um trajeto de 16 quilômetros pelas ruas de Sorocaba.

Dessa demonstração de fé pela padroeira do Brasil, participam cerca de 8 mil pessoas no mês de janeiro e em torno de 50 mil em julho, mantendo o costume através de passos e preces, pedir a Nossa Senhora Aparecida para interceder por milagres, curas e também para agradecer pelas graças alcançadas.

Para a 120ª Romaria haverá um tríduo preparatório no Santuário antigo de Aparecidinha, nos dias 11, 12 e 13 (quinta, sexta e sábado) sendo quinta e sexta às 19h30 e no sábado às 18h. Após as Missas haverá no Casarão Paroquial (ao lado do Santuário antigo) venda de artigos religiosos, doces, pasteis e etc.

No dia 14, às 5h, haverá a primeira Missa na praça Coronel Fernando Prestes sendo presidida por Dom Julio Endi Akamine SAC, arcebispo de Sorocaba, e concelebrada pelo padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral, padre Carlos Alexandre da Silva e demais padres. Logo após a Santa Missa está prevista a saída da romaria.

Por volta das 11h, haverá a Santa Missa em frente ao novo Santuário de Aparecidinha, marcando a chegada da imagem ao bairro, também celebrada por Dom Julio e concelebrada pelo padre Ricardo Chizzolini, atual pároco do Santuário. Às 12h, em frente ao Santuário antigo haverá missa com padre William de Almeida da Paróquia Santa Rosália. Às 17h no Santuário antigo, missa presidida pelo padre Ricardo Chizzolini.

A imagem ficará exposta para veneração até às 18h no Santuário antigo.

Confira a programação completa

O trajeto

A procissão percorrerá o seguinte trajeto: Rua XV de Novembro, Ponte Francisco Delosso, Avenida São Paulo, Rua Padre Madureira, Avenida Carlos Reinaldo Mendes, Avenida Três de Março e Rua Quirino de Mello chegando ao novo Santuário de Aparecidinha. Serão quatro paradas: a primeira na Santa Casa, onde será dada a bênção às rosas e aos enfermos; a segunda no supermercado na Avenida São Paulo; a terceira no salão de eventos e a quarta na borracharia – ambas na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes.

Ao longo do percurso muitos fiéis doam pães, alimentos, café e bebidas para ajudar na caminhada, normalmente a partir da Av. Três de Março onde começa a ser mais difícil o caminhar, com sol forte, subidas e estradas de terra que exigem maior esforço físico.

A equipe organizadora recomenda que o romeiro não participe da procissão em jejum ou pouco alimentado. É recomendado que se tome um bom café da manhã e também leve consigo água e frutas para evitar desmaio ou mal-estar. É importante levar boné e óculos de sol para se proteger.

Transporte

A Urbes disponibilizará ônibus extras saindo do bairro para o Terminal Santo Antônio. Os ônibus sairão da Rua do Terço próximo ao supermercado.

Colaboração: Pastoral da Comunicação | Santuário de Aparecidinha