Romaria de Aparecidinha acontecerá no dia 1º de janeiro

Abrindo o ano de 2019, a 120ª edição da Romaria de Aparecidinha reunirá mais uma vez milhares de fiéis para acompanhar a imagem de Nossa Senhora no traslado do Santuário até a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte. Na chegada à Catedral haverá missa às 11h a ser presidida pelo arcebispo Dom Julio Endi Akamine SAC.

A primeira missa do dia acontecerá no Santuário Novo  às 5h da manhã também presidida por Dom Julio e concelebrada pelo pároco padre Ricardo Chizollini, e em seguida, a saída da Romaria em um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros pelas ruas da cidade.

Como costume da comunidade, no dia 31 de dezembro a imagem de Nossa Senhora fica em exposição no Santuário Antigo para veneração a partir das 9h até a missa das 5h da manhã.

O início da Romaria – a devoção popular da Romaria de Aparecidinha já era frequente desde o século 18 quando um surto de febre amarela abateu a população sorocabana. O povo devoto de Nossa Senhora fazia seus pedidos e acreditava que a procura por Nossa Senhora Aparecida traria a cura da doença, com isso criou-se o costume de transportar a Santa até a cidade para abençoar o povo. Com o relato de muitas curas e milagres, criou-se o costume de transportá-la sempre em momentos de epidemias, secas e enchentes.

A primeira menção em jornais sobre a Romaria que já era tradicional dá-se em 1852 (Cf. Jornal Vésper, Janeiro de 1949, Sorocaba matéria de Aluízio de Almeida sobre Nossa Senhora Aparecida de Sorocaba). Mas foi somente em 1899 que a Romaria se tornou oficializada nas duas grandes datas. Naquele ano Monsenhor João Soares, então pároco da Matriz Nossa Senhora da Ponte (atual Catedral) fixou 2 datas: 01 de janeiro para vinda da Santa para a Catedral e o 2º domingo de julho para o retorno da Santa a Aparecidinha.

Tradicional na cidade, a Romaria também está inserida no Calendário Turístico do Estado (Lei Nº 13.860, de 09 de dezembro de 2009).

Informações pelo 3225.1005

Foto destaque: Romaria 2017 – Prefeitura de Sorocaba/Emerson Ferraz.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880