REGIONAL NO VATICANO

Nestes dias, episcopado do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses, dioceses e eparquias do Estado de São Paulo, peregrina em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum.

A iniciativa, que tem seu ápice num encontro com o Papa, trata-se de momentos de oração nas basílicas romanas e reuniões nos departamentos curiais que auxiliam o Romano Pontífice na administração universal da Igreja. Como o Regional Sul 1 possui um grande número de bispos, o episcopado foi dividido em duas comitivas.

Como uma verdadeira peregrinação, os líderes religiosos paulistas desde a última segunda-feira, dia 19, até o próximo dia 30 de setembro, em dois grupos, rezam pela ação evangelizadora no Estado e por todo o povo fiel das 6 arquidioceses, 36 dioceses e 3 eparquias que integram o Regional.

“Nossa celebração encerrou a Visita Ad Limina. Refletimos a fé de São Pedro, cuja Igreja foi constituída e nós, bispos, estamos unidos como sucessores dos apóstolos”, indicou dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional, na tarde de ontem, dia 23, ao presidir a última Missa da programação do grupo 1, que concentrou os 27 bispos e um padre administrador diocesano das regiões de Aparecida, São Paulo e Sorocaba.

Em sua homilia, durante celebração na Basílica São Paulo Fora dos Muros, dom Edmilson também destacou a figura do Apóstolo Paulo que, para ele, ajuda o episcopado a entender “a catolicidade eclesial. Em Paulo, compreendemos e aprendemos o que é ser uma Igreja em saída”, finalizou.

Nesta última agenda, no local onde o Apóstolo está enterrado, eles rezaram pela ação evangelizadora em todo Estado. Ainda ontem, um momento de convivência reuniu os bispos na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

NO BRASIL

Enquanto isso, em território brasileiro, o episcopado das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparava para o embarque no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos. O segundo grupo do Regional, composto por 25 bispos e um padre administrador diocesano, inicia as atividades da Visita Ad Limina na próxima segunda, dia 26, até o dia 30.

BASTIDORES

O secretário administrativo do Regional, Pe. Michel Santos, serviu o grupo de bispos na semana que passou. Em suas palavras, foram momentos únicos e enriquecedores: “vivenciar esse processo de escuta por parte da Santa Sé, e poder partilhar a vida de nossas Igrejas Particulares, têm sido dias de muita graça e renovação”, destacou. Nos próximos dias, os bastidores do segundo grupo será de responsabilidade do Pe. Thiago Faccini, secretário executivo.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina

Fotos: Pe. Michel dos Santos e Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB

 

Compartilhe: