Região de Sorocaba registra casos de sarampo, campanha de vacinação continua

Já foram confirmados em Sorocaba três casos da doença – no dia 24 de maio deste ano foi identificado o primeiro caso, algo que não acontecia na cidade desde 1999. A Secretaria da Saúde de Votorantim, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), também identificou um caso.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus. A transmissão é similar à gripe: de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções.

Ao apresentar febre e machas avermelhadas na pele, com sintomas de tosse, coriza ou conjuntivite pode ser considerado suspeito.

A Secretaria de Saúde de Sorocaba informa que a vacinação contra sarampo é indicada a partir de 1 ano de idade. Pessoas de até 29 anos que já receberam as duas doses não precisam repetir a vacinação. Adultos nascidos a partir de 1960 devem comprovar que já foram vacinados. Em Sorocaba, a vacina está disponível nas 32 UBSs.

> > Os horários de atendimento e endereços das unidades podem ser conferidos aqui.

A Organização Pan-Americana da Saúde retirou o certificado de eliminação do sarampo dado ao Brasil depois de registrar mais de 10 mil casos no ano passado.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880