Porque batizar quando criança?

Começo esse artigo com as palavras de Papa Francisco: “Batizar desde criança, para crescer com a força do Espírito Santo”
Batizar um filho é um ato de justiça, para ele. E por qual motivo? Porque nós no Batismo lhe damos um tesouro, nós no Batismo lhe damos um penhor: o Espírito Santo, nós lhe entregamos naquele exato momento a herança da nossa Fé em Jesus e nossa Igreja Católica.
O sacramento do batismo é um sinal visível de uma graça invisível.
O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva. Eles foram chamados à santidade original – todos os homens foram e são chamados à santidade em Adão e Eva. Uma vez que os primeiros pais pecaram pela desobediência, a santidade original foi ferida.
O pecado não foi cometido e sim transmitido. O Catecismo da Igreja Católica ainda ensina “é um pecado «contraído» e não «cometido» um estado, não um ato.” (n. 404), e a consequência dele é a morte da alma. Por essa razão, a Igreja confere o batismo às crianças.
Jesus Cristo concede a graça da santidade original graças à Sua Páscoa e todo aquele que O acolhe e é batizado e salvo (cf. Mc 16,16).
Momento de nascimento para a fé da igreja, a criança batizada pequena por seus pais saem do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si, o Espírito que defenderá, a ajudará durante toda a vida.
Os pais, a exemplo de José e Maria, modelo de família cristã devem cuidar para que seus filhos ou afilhados cresçam com a luz, com a força do Espírito Santo, através da catequese, da ajuda, do ensinamento, dos exemplos que receberão em casa.
Enfim, o batismo é um sacramento, uma graça sobrenatural.

Texto: Renata Miranda Coordenadora da Pascom Arquidiocese Sorocaba.
Fotos: Fabio Torrezan – Arte Finalista Pascom Sorocaba e Coord. Pascom São José Operário.