“Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”

No último final de semana, o Papa Francisco fez a abertura do Sínodo que toda a Igreja viverá até o ano de 2023, com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Ele acontecerá em três fases: diocesana, continental e universal, em um extenso processo de consulta e discernimento que culminará com a assembleia geral dos bispos, em outubro de 2023 em Roma.

Este Sínodo não acontecerá somente no Vaticano, mas em cada Igreja local em todo o mundo. Leigos, missionários, consagrados, religiosos, sacerdotes, bispos… antes de se reunirem em assembleia no Vaticano, se encontrarão primeiro em suas Igrejas locais, cada um em sua diocese, para um processo de escuta e discernimento: “Um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo”.

Por isso, também celebramos sua abertura em todas as dioceses no mundo no dia de hoje (domingo, dia 17). Todas as Igrejas locais, com seus bispos, padres, diáconos, religiosas(os), consagradas(os), leigas(os), paróquias, comunidades, novas comunidades, pastorais, movimentos, associações, serviços, conselhos… se reuniram para a abertura da Fase Diocesana do Sínodo e dar início ao Processo de Escuta Sinodal.

A Fase Diocesana tem como objetivo tornar possível um Processo de Consulta que alcance as mais diferentes expressões de religiosidade em nossa Arquidiocese para que aconteça uma escuta e participação de todo o povo de Deus, fazendo com que o Processo Sinodal seja uma rica experiência de escuta ao que o Espírito Santo diz a Igreja. Eis que, todos nós somos chamados a sinodalidade, “caminhar juntos”, para que aconteça um caminho de discernimento espiritual e eclesial, e juntos estejamos abertos às surpresas do Espírito Santo.

Para orientar e conduzir este Processo de Escuta Sinodal em nossa Arquidiocese, o senhor arcebispo nomeou como Coordenador Sinodal, o Rvmo. Pe Julio César Fernandes, e uma Equipe Sinodal Arquidiocesana, sendo: a srª. Adriana Rossi Palma Policarpo, do movimento da Renovação Carismática Católica; o sr. André Aparecido de Souza, da Equipe Arquidiocesana da Catequese; o sr. Antônio Edes Ruíz e a srª. Vilma Marcelino da Silva, do Grupo Bom Pastor (Casais em 2ª união); o sr. Aquiles da Silva, do movimento dos Focolares; a srª. Dirce Pereira da Silva Rodrigues Xavier, Curso de Formação Teológica e Pastoral; o sr. José Carlos Felamingo, do Conselho de Leigos; a srª. Josiane Cristina de Oliveira, da Comunidade Católica Shalom; o sr. Marcos Antônio Tabatini, do movimento de Cursilhos de Cristandade; a srª. Nelma da Costa Petinatti, da Pastoral da Criança; a Rvma. Ir. Elenice Aparecida Moraes – ifsj, da Conferência dos Religiosos do Brasil: Núcleo Sorocaba; o Rvmo. Diác Jair Francisco Gomes Júnior, da Comissão Arquidiocesana de Diáconos; o Rvmo. Pe. Claudinei Barbosa, da Região Pastoral Raposo; o Rvmo. Pe. Samuel Soares, da Região Pastoral Castello; e o Rvmo. Pe. William Fantim Coimbra, da Região Pastoral Sorocaba.

Auxiliando esta Equipe Sinodal Arquidiocesana, temos ainda, os representantes de todas as nossas paróquias, pastorais, movimentos e outros seguimentos da ação evangelizadora presentes na Igreja particular de Sorocaba. Todos juntos, dinamizando, articulando, ajudando o Processo de Escuta Sinodal acontecer nas realidades que compõem nossa Igreja local, através de momentos de oração, partilha e reflexão a partir dos temas propostos pelo Sínodo à toda Igreja.

O fruto desta reflexão será colhido em forma de respostas por estes representantes e encaminhado a Equipe Sinodal Arquidiocesana, qual organizará uma síntese que será encaminhada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta, recebendo as sínteses de todas as dioceses do Brasil, deverá organizar um único relatório para encaminhar a Equipe Sinodal Continental que por sua vez, fará o mesmo para encaminhar a Equipe Sinodal junto ao Papa para os trabalhos na Assembleia do Sínodo em outubro de 2023.
Assim vamos construindo o Sínodo; caminhando juntos, sendo Igreja, ouvindo a voz do Espirito; Que Ele nos guie!

Pe. Julio César Fernandes.