Pastoral da Comunicação marca presença no 23° Encontro Estadual

O 23° Encontro Estadual da Comunicação, organizado pela Regional Sul 1 da CNBB, teve como tema: “Cristãos Leigos e Leigas Comunicadores da Verdade” e foi realizado entre os dias 16 e 18 de novembro na cidade de São Paulo.

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Sorocaba marcou presença com seis membros de sua Equipe acompanhada do Assessor Religioso e também Coordenador da Província que atende a Arquidiocese de Sorocaba e demais Dioceses da região, Padre Carlos Ferreira Borges Meira, atual pároco da Igreja de São José (Cerrado – Sorocaba). Também participaram 2 representantes da Diocese de Itapeva que compõe a Província. O encontro contou com mais de 140 participantes de diversas Arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo.

O encontro se iniciou com a acolhida e boas vindas ao Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, a Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Vilson Dias, Bispo de Limeira e Referencial da comunicação no Regional Sul 1, Pe. Marcos Vinicius, coordenador do Regional Sul 1 e Pe. Luiz Cláudio Braga, coordenador da Sub-Região SP 1. Após as apresentações e boas vindas, iniciou-se a conferência com o jornalista Aldo Quiroga, da TV Cultura, com o tema “O comunicador cristão na mídia laica”.

“Comunicadores da Verdade” e “Espiritualidade do comunicador”

Estes foram os temas abordados pela Profª Ivenise Santinon e pela Irmã Joana Puntel, respectivamente, que foram boa parte da programação do segundo dia do encontro.

Encerrando a tarde deste dia, Fátima Ferre, presidente do Conselho de Leigos do Regional Sul 1, falou sobre o Ano do Laicato. Ainda no sábado, uma noite cultural foi promovida com o monólogo João da Cruz, que retrata a obra literária de São João da Cruz.

Veja a galeria de imagens clicando aqui.

No domingo, o encerramento aconteceu com um city tour pelo centro histórico, depois da chegada na Catedral da Sé, os participantes visitaram a cripta, local onde são sepultados todos os Bispos de São Paulo. Pe. Marcos conduziu um momento de agradecimentos e espiritualidade. Dom Vilson fez a benção e distribuiu a lembrança do encontro juntamente com a equipe.

Em seguida, a celebração Eucarística na Catedral da Sé foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, concelebrando Dom Vilson bispo referencial da Pascom Sub regional sul 1 e Bispo de Limeira e demais Padres coordenadores de regionais.

“Foi uma experiência única vivida por cada membro que sem dúvida nos deixou ainda mais motivados a anunciar a Boa Nova a todo povo de nossa Arquidiocese. Cada comunicador pode vivenciar momentos únicos, com diversas conferências de personalidades da mídia e grandes conhecedores da vivência do comunicador cristão que partilharam ensinamentos e ideias que cada agente poderá levar para a realidade de sua Diocese. Tivemos também partilha de vivências e dificuldades no serviço pastoral, onde conseguimos conhecer as realidades de cada agente comunicador dentro de sua paróquia, além da renovação de ideias e ações que podemos realizar dentro de nosso trabalho pastoral. Sem dúvida enriquecedor”, comentou a coordenadora da Pascom arquidiocesana, Renata Miranda.

Com informações do Regional Sul 1.