Paróquia São José acolhe o 6° Encontro Ampliado do Ensino Religioso do Regional Sul 1

A Arquidiocese de Sorocaba recebeu no dia 15 de setembro um encontro para discutir algo urgente: a promoção do ensino religioso nas escolas públicas. O Encontro, que chega à sexta edição, foi realizado na Paróquia São José (Cerrado), com início às 8h com a abertura e credenciamento dos participantes.

Dom Carlos Lemes Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, atualmente à frente do Vicariato Episcopal para a Educação e Universidade da Arquidiocese, Bispo Referencial do Ensino Religioso Regional Sul e Membro do Conselho Estadual da Educação, junto a Dom Julio, saudou a todos presentes. Dom Julio destacou: “Todos tem direito de cidadania, a falta de um bom ensino religioso nas escolas é a causa da crise da educação”.

Dom Carlos finalizou a acolhida dizendo: “Este encontro não consiste em encontrar educadores apenas, mas sim aqueles que tem como missão educar com a vida”. Em seguida, Dom Carlos proferiu sua palestra que teve como tema “Aspectos legais sobre o Ensino Religioso no Estado Brasileiro – princípios e propostas”.

Já o Prof. Luís Eduardo Duarte Novais, doutorando na Faculdade de Educação da PUC SP, falou sobre o “Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular à luz do Magistério da Igreja”.

Antes do intervalo para o almoço, todos participaram da Santa Missa presidida por Dom Julio e concelebrada pelos demais padre presentes no encontro.

Abrindo as atividades do período da tarde, o Por. Edvan Mota, diretor de uma escola estadual em Diadema, abordou as “propostas do Regional Sul 1 sobre o Ensino Religioso na escola pública – perspectivas práticas de programa e conteúdos”. O segundo momento foi uma proposta de trabalhos em grupo debatendo a promoção do Ensino Religioso nas escolas de acordo com a realidade de cada Diocese e a presença da pastoral da Educação nas escolas.

A conclusão do Encontro foi conduzida por Dom Carlos que esteve à frente da plenária, e o encerramento contou com a entrega de certificados aos participantes.

Promoveu o encontro junto a Equipe de Ensino Religioso Regional Sul 1, Padre Dirceu Sudário de Freitas, que está à frente da Pastoral da Educação na Arquidiocese de Sorocaba há 9 anos.

Veja a galeria de imagens aqui.

Colaboração: Pascom arquidiocesana/ Fotos: Cirilo Martins.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880