Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens acolherá no próximo sábado a Ordenação diaconal do Seminarista Diego

No próximo sábado, dia 16 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz, acolherá a Ordenação diaconal do seminarista Diego dos Santos Ferraz. Nesta fase final de preparação, Diego fala sobre as expectativas e as etapas percorridas ao longo do processo vocacional:

Após oito anos de formação a minha expectativa em relação à ordenação diaconal é muito positiva. Com o passar dos anos fui percebendo que mesmo em meio às minhas qualidades e defeitos é possível servir ao Reino de Deus, pois foi Ele quem me chamou ao longo de todo esse tempo e vem me capacitando para servir o seu reino da melhor forma possível”.

Entre as fases percorridas, podemos destacar algumas datas importantes para o seminarista Diego:

– no dia 03 de maio de 2018, no Santuário de Aparecidinha, foi conferido o Ministério do Leitorato aos seminaristas do 2º, 3º e 4º ano da Teologia;

– no dia 16 de outubro de 2018, Diego e os seminaristas do terceiro ano de Teologia, Jean e Rosalvo, receberam o Ministério do Acolitato;

– no dia 27 de novembro de 2018, no Seminário Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São Carlos Borromeu, foi celebrada a Santa Missa na qual se admitiu o Seminarista Diego dos Santos Ferraz como Candidato às Ordens Sacras.

Seminarista Diego dos Santos Ferraz

Além da convivência com os irmãos seminaristas e os trabalhos pastorais, Diego destaca especialmente o aprendizado adquirido. “Durante meu processo formativo tive diversos fatos que marcaram minha vida vocacional, mas destaco o período em que estive no estágio pastoral em Piedade. No início eu senti dificuldades, pois tinha ficado um grande período em Porto Feliz e a mudança da área urbana para área rural mexeu um pouco comigo, mas no decorrer dos trabalhos pastorais e assessorando a catequese, tudo se tornou uma experiência muito rica. O tempo que estive na Paróquia Sagrado Coração de Jesus me marcou pela simplicidade e o respeito do povo da área rural me encantou muito e me ajudou a firmar meus passos no meu processo vocacional”.

Foram diversas fases na caminhada vocacional, e o seminarista ressalta a importância de cada uma delas. “Algo muito importante na atual formação são as etapas a partir do segundo ano de Teologia (Ministérios de leitor, acólito e admissão entre os candidatos à Ordem Sacra) – no meu caso como peguei no período de mudança, não fiz ano a ano como está sendo proposto atualmente – mas vejo que isso nos motiva, pois cada ministério recebido vai nos ajudando a discernir mais a vocação. Outro fator importante é que familiares e amigos próximos começam também a se interessar mais pela nossa formação, mesmo minha família não se envolvendo muito durante o processo, nesta reta final eles começaram a se interessar mais e curtir comigo”, diz Diego.

Sobre o desafio e gesto concreto (veja como participar abaixo), Diego conta que oportunidade veio de uma conversa com o padre Toninho. “A ideia surgiu quando eu estava começando a organizar os detalhes para a ordenação em Porto Feliz. Percebo que o pessoal das paróquias por onde passei está animado com a ideia e esperamos arrecadar uma boa quantidade de material de limpeza para enviar para o Seminário São Carlos Borromeu. Vejo esse gesto concreto como uma forma das pessoas se aproximarem também do Seminário para conhecer a nossa realidade e verem que temos uma infraestrutura grande para a formação dos nossos futuros padres”.

Por fim, o convite a todos:

Convido a todos os meus amigos que durante esses anos fui conhecendo nos trabalhos pastorais para que se façam presentes neste dia tão importante da minha caminhada vocacional, mas também conto muito com as orações dos mesmos para que eu possa exercer da melhor forma a missão diaconal e estar a serviço da Igreja e do Reino de Deus”.

 

Desafio do gesto concreto:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Votorantim: Água Sanitária e limpador “veja”.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Piedade: lustra móveis e desinfetante.

Paróquia São José – Cerrado: sabão em pó e detergente para louça.

Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição – Votorantim: amaciante e sabão em pedra.

Paróquia Mãe dos Homens – orientações serão dadas pelo padre Toninho.

Demais paróquias podem contribuir com qualquer item listado acima.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880