Papa Francisco faz nomeação e transferência para o Brasil

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de São João Del Rei/MG, Dom José Eudes Campos do Nascimento, transferindo-o da diocese de Leopoldina/MG. A diocese de São João Del Rei esteve vacante desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando Dom Célio de Oliveira Goulart faleceu. O padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual vigário geral da diocese, exerce até agora a função de administrador diocesano.

Dom José Eudes Campos do Nascimento
Dom José (foto destaque) é natural de Barbacena/MG onde nasceu em 30 de abril de 1966. Estudou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte e cursou  teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana e, antes de sua nomeação, trabalhou como pároco da paróquia Santa Efigênia em Ouro Preto/MG.

Em 27 de junho de 2012 foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. Recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro das mãos de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira. Tomou pose na diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro do ano de 2012.  Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou ainda a decisão do Papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de Apucarana/PR, o monsenhor Carlos José de Oliveira, atualmente vigário geral da arquidiocese de Botucatu/SP e padre na paróquia Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista/SP.

Monsenhor Carlos José de Oliveira
O Monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu/SP primogênito de Mario Salvador de Oliveira e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de Outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista/SP, arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.

O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília/SP, foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.

Por: CNBB