Orientações da Arquidiocese de Sorocaba

Para a Retomada Gradual de Atividades Religiosas

Seguindo a retomada gradual das atividades econômicas e educativas do Estado de São Paulo, chegou o momento de retomar de modo presencial algumas atividades religiosas não litúrgicas: palestras, encontros e retiros no âmbito supra paroquial (Área Pastoral de Sorocaba, Região Pastoral ou Arquidiocese). A realização das atividades paroquiais (catequese, cursos, reuniões etc.) dependem da discricionariedade do pároco, já as atividades de âmbito supra paroquial devem seguir algumas orientações que visam a retomada segura, em vista do bem-estar e da saúde de nossos fiéis.

1. Os coordenadores de Região Pastoral e arquidiocesanos devem julgar a retomada das atividades religiosas segundo cada caso, ouvindo, se assim o exigir, o assistente eclesiástico ou o Padre Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.
  2. Recomenda-se vivamente que os eventos sejam com participação limite de 400 pessoas, incluindo a equipe de organização.
  3. Recomenda-se que os eventos combinem a participação presencial e online.
  4. Recomenda-se que os eventos sejam breves, evitando-se a consumação de refeições. Para os eventos com um tempo maior de duração – nunca excedendo o período de 8 horas – as refeições devem seguir o mesmo protocolo dos locais de alimentação (distanciamento necessário nos assentos, uso de máscara quando não estiver à mesa, uso de luvas descartáveis para retirada de alimentos, etc.). Caso seja servido lanche, que haja o cuidado fornecê-los acondicionados em embalagens individuais. Evitem-se também pernoites e a duração de mais de um dia.
  5. Não são permitidos eventos após as 22 horas (vigílias, espiritualidades, etc.).
  6. Sejam seguidos rigidamente todos os protocolos sanitários seguidos nas celebrações presenciais: distanciamento de 1m, disponibilização de álcool em gel, uso de máscara, higienização dos objetos usados, higienização e ventilação adequada do ambiente.

Sorocaba, 15 de agosto de 2021

Solenidade de Nossa Senhora da Ponte