Orientação Pastoral sobre a Retomada Gradual de Reuniões Presenciais Paroquiais e de Assistência aos Enfermos nas suas Casas

Aos Padres e Diáconos, a todos os fiéis da Arquidiocese de Sorocaba

Sorocaba, 20 de outubro de 2020

 

Nas reuniões do Conselho Presbiteral e da Coordenação Pastoral, realizadas respectivamente nos dias 20 e 21 de outubro de 2020, foi decidida a retomada gradual das reuniões presenciais nas paróquias. Para que tudo continue procedendo de maneira segura, damos as seguintes determinações válidas a partir da presente data para toda as paróquias da Arquidiocese de Sorocaba.

Cada grupo deve entrar em diálogo com o pároco próprio, e este deve averiguar as condições de segurança e o cumprimento dos protocolos sanitários para autorizar as reuniões presenciais no âmbito de sua paróquia. Recordamos também que sejam obedecidas as regras próprias de cada município a fim de cuidar da saúde de nossos fiéis.

Insistimos que as reuniões presenciais sejam breves, com poucos participantes e sem a partilha de alimentos. As reuniões realizadas no espaço da igreja ou capela devem seguir as normas já estabelecidas para as celebrações presenciais dos sacramentos. Os outros lugares (salas, salões, pátios, etc.) devem também ser suficientemente amplos, higienizados e arejados.

As atividades religiosas de duração prolongada (por exemplo, retiros, encontros, vigílias de oração, procissões, romarias, etc.), os eventos e as reuniões supra-paroquiais em âmbito de região pastoral e arquidiocesano, as promoções não religiosas (por exemplo, quermesses, festas, confraternizações) permanecem suspensos. Estamos acompanhando constantemente a evolução da pandemia e esperamos dar outras determinações no futuro.

Os párocos retomem também a assistência pastoral aos enfermos em suas casas pessoalmente e mobilizando os diáconos permanentes, os ministros extraordinários da sagrada comunhão e os agentes da pastoral da saúde, mudando o que deve ser mudado e cumprindo todos os protocolos de segurança já estabelecidos nas orientações anteriores sobre a retomadas das missas presenciais e da celebração dos sacramentos. Para tanto, os párocos peçam a colaboração sobretudo dos ministros que não sejam do grupo de risco. Recordamos que o mandato dos ministros extraordinários foi prorrogado até a Solenidade de Cristo Rei, dia 22 de novembro de 2020, e que a partir dessa data, os párocos podem convidar ministros extraordinários que não sejam do grupo de risco.

Os párocos devem orientar os enfermos e as suas famílias a fim de que peçam e permitam a visita às casas.

Com minhas orações,

Dom Julio Endi Akamine SAC

Arcebispo de Sorocaba

 

2020 10 22 Retomada reuniões

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880