Na tarde desta sexta-feira, 06 de outubro, o arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, SAC, recebeu do Vaticano o decreto que confere a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade o título e a dignidade de Basílica Menor.
A notícia foi comunicada aos fiéis durante as missas dominicais, no último dia 08, presidida pelo Padre Julio César Fernandes, que agora se torna reitor da Basílica. Padre Julio partilhou com toda a comunidade o reconhecimento do Santo Padre, o Papa Francisco, não só para com a história da paróquia, mas principalmente para com a caminhada de uma comunidade enraizada e fortalecida na fé, como o é a Igreja em Piedade. Este reconhecimento acontece após meses de árduo trabalho. O momento histórico acontece no contexto das comemorações dos 175 anos da criação da Paróquia, em 03 de março de 1847. As celebrações jubilares tiveram início no ano de 2022, com missa residida por Dom Julio e concelebrada por dezenas de sacerdotes que já estiveram provisionados para a paróquia e outros de cidades vizinhas.
O projeto de elevação da Igreja Matriz a Basílica Menor, teve início após aprovação do arcebispo e do conselho de presbíteros da Arquidiocese. Em agosto de 2022, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em carta enviada por seu presidente, o arcebispo de Belo Horizonte-MG, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, consentiu com o projeto. Por fim, em setembro de 2022, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, também por meio de correspondência de seu secretário, o arcebispo Vittorio Francesco Viola, OFM, aprovou a abertura do processo enviando o questionário e solicitando a documentação necessária.
Após a autorização da Santa Sé para a abertura do processo, compondo uma Comissão própria, demos início na preparação do questionário a respeito da igreja, com informações sobre sua parte histórica, estrutural, artística e religiosa. Anexamos extenso acervo de fotos de toda a igreja, ilustrando todos os itens descritos, como dimensões e arquitetura da igreja, espaços oracionais, imagens para veneração, objetos litúrgicos e história do templo. Desta Comissão fazem parte: Pe. Julio César Fernandes, Pe. Bruno Bressani Navarro, Caroline Riskala Xavier Canales, Sem. Lucas Murilo de Oliveira Missias da Silva, Rodrigo Bueno, Vanderson Dias Motta Hernandez e Wlademir Godinho de Jesus Filho. Em junho de 2023, finalizamos toda documentação necessária e a enviamos ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Desde então, aguardávamos a resposta da Santa Sé, qual chegou e é para nós motivo de grande alegria.
O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos reconhece que a igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade é seguramente referência na atividade litúrgica e pastoral, sobretudo na celebração da eucaristia, da penitência e dos outros sacramentos, sempre com fiel observância às normas litúrgicas e, deste modo, favorecendo a participação ativa do povo de Deus em seus sagrados mistérios, com uma catequese permanente a luz dos documentos da Igreja.
Com isso, tornamos público que nosso arcebispo, Dom Julio Endi Akamine, recebeu do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Decreto assinado no dia 12 de setembro, memória do Santíssimo Nome de Maria, qual confere a esta igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade o título e a dignidade de Basílica Menor. A Santa Missa para a Instalação da Basílica Menor Nossa Senhora da Piedade será em data e horário ainda a definir, visto que há toda uma preparação necessária para esta celebração.
Pe. Julio César Fernandes
Pároco