No dia 20 de agosto de 2022, às 16h na Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição, na cidade de Votorantim aconteceu a missa Arquidiocesana da Catequese.
Com a liturgia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, comemoramos antecipadamente o dia da Vocação do Catequista. Após dois anos de afastamento devido a pandemia os catequistas puderam se reunir em uma linda celebração.
A missa foi presidida por nosso arcebispo D. Julio Endi Akamine, tendo como concelebrantes os padres Marcos Ribeiro de Carvalho, que gentilmente nos acolheu em sua Paróquia e o assessor espiritual da Catequese Arquidiocesana José Antônio Leite de Oliveira.
Participaram da missa catequistas de toda arquidiocese de Sorocaba, D. Julio acolheu a todos e salientou a importância dos catequistas na igreja, segundo ele os catequistas são a “tropa de Elite” da Igreja.
Em sua homilia falou que onde está o amor, aí o olhar enxerga. O amor de Nossa Senhora é cheio de ternura, um amor atento, concreto e que gera alegria no outro, sem criar dependência. Ternura é dar e despertar a alegria no amado. Salientou a importância de Nossa Senhora para os cristãos, pois ela é consolo e esperança para todos que caminham com fé e que o fazer Catequese é despertar o desejo de ir para céu! Deus deseja ressuscitar-nos integralmente. Ele ama tudo em nós, ressuscita a nossa vida, a nossa história e a nossa pessoa.
No ofertório catequizandos levaram símbolos catequéticos, tendo a bíblia como o primeiro instrumento do catequista.
Ao final da missa os coordenadores de fases e setores da nossa Arquidiocese, representando todos os catequistas, junto com padre José Antônio e D. Julio em frente à imagem da padroeira da cidade fizeram a consagração à Virgem Senhora da Ponte.