Mês vocacional: A vocação de ser pai

Ser pai é uma vocação, é doação e persistência, decisão é razão, mas também emoção. É ser presença de Deus, corrigir quando for necessário, proteger, ensinar e perdoar.

Existem pais adotivos, pais ‘melhores amigos’, pais ausentes ou já falecidos, pais jovens ou idosos, mas há uma coisa em comum: eles são únicos em nossas vidas. São eles que nos ensinam a caminhar na vida, na fé cristã e na oração.

São José, patrono universal da Igreja, é também modelo de pai – homem temente a Deus, recebeu a missão de criar o Menino Jesus. Assim é a vocação de cada pai: tem a missão sagrada de gerar e de ser mensageiro de Deus na vida de seus filhos, ensinar a rezar e transmitir a fé.

Que São José, pai adotivo de Jesus, cuide de todos os pais e suas famílias, e, que ensine também aos filhos, o amor pelos seus pais.

A origem dessa data

(Reprodução jornal O Globo).

Uma das versões da origem dessa data é contada pelas professoras Fernanda Braga Chaveiro de Assis e Leia Almeida da Silva Costa: em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, nos Estados Unidos, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação.

“Ele havia perdido a esposa que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora. A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos”.

No Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering – à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima – importou a ideia. De acordo com a professora Leia, o primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto.

Bhering tinha também um objetivo comercial: a tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim. Mais tarde a data foi transferido para o segundo domingo de agosto e assim permanece até hoje.

Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Estima-se que existam pelo menos 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo.

Com informações de O Guia dos Curiosos/ Portal Terra e Revista Brasil Escola.

 

Leia mais:

> > Agosto: mês vocacional

> >  São João Maria Vianney, Padroeiro dos sacerdotes