Grupo Esperança Viva inicia atividades na Paróquia São José

Deu-se início nesta quarta-feira 5 de dezembro, às 19h30, as atividades do Grupo Esperança Viva na Paróquia de São José (Cerrado) em Sorocaba, com o apoio do Pe. Carlos Ferreira Borges Meira e aprovação do Arcebispo Metropolitano Dom Julio Endi Akamine.

Esta foi a primeira reunião do grupo, aberta a ex-dependentes químicos, familiares, voluntários e ao público interessado, para meditar o Evangelho e trocar experiências vividas com Ele, reafirmar a sua fé e o propósito de viver o amor como estilo de vida. Participaram da reunião 28 pessoas, entre eles estavam vários ES (abreviação da palavra ESPERANÇA – jovens que já recuperaram das drogas na Fazenda), representantes de outros grupos e pastorais, movimento dos Focolares, voluntários e familiares.

Estavam presentes: Poliana e Eduardo (responsáveis pelos GEV’s da região Sudeste 1), Maurício (responsável geral pelos GEV’s e que mora com a família da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá/SP), Atalita e André (responsáveis pelas reuniões que acontecerão na Paróquia São José). A Atalita é da Paróquia Nossa Senhora Anunciação e dos Arcanjos em Votorantim e o André da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Votorantim.

As reuniões acontecerão todas as quartas-feiras às 19h30, inclusive neste final e virada de ano – também nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro de 2019.

Como funciona?

Quando um jovem deixa a Fazenda onde viveu por 12 meses e vai viver sua sobriedade na sociedade, precisa de apoio e de um grupo onde possa receber alimento espiritual. Foi com esse intuito que em 1998, no Rio Grande do Sul, foi fundado o primeiro GEV, na cidade de Tapejara, a fim de apoiar aqueles que seriam os ES – jovens que já recuperaram na Fazenda. Com o passar dos anos, o grupo cresceu e se abriu para todas pessoas interessadas no carisma da Fazenda, isto é, na vivência do Evangelho como estilo de vida.

Os GEV se reúnem regularmente, por algumas horas, onde se aprofunda um aspecto da espiritualidade, se conta experiências vividas com o evangelho, se reza, se canta, se aconselha mutuamente, e sobretudo, se experimenta aquele clima de família que existe em nossas comunidades. Mensalmente é proposto uma Palavra de Deus tirada do evangelho, chamada de “Palavra de Vida”, para ser aprofundada e tomada como meta espiritual do mês.

Quem pode participar do GEV?

Qualquer pessoa que esteja ligada à vida e à espiritualidade das Fazendas da Esperança. Não há restrição de idade, religião, condição social, profissão ou estudo. Não é exigida nenhuma taxa de participação e os coordenadores do GEV são membros voluntários. Também jovens que por algum motivo não puderam terminar o ano de recuperação são bem vindos.

A paróquia São José (Cerrado) fica à Av. General Carneiro, 824. Informações pelo telefone 3342-5304.

Colaboração: Adalberto Santana/ Pascom.