Aconteceu na manhã dessa quinta feira, 7 de setembro de 2023, no Largo do Divino em Sorocaba, o Grito dos Excluídos, com o tema “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”, E O LEMA, “VOCÊ TEM FOME E SEDE DE QUÊ?”
Padre Kojak deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todas as pastorais. Dom Julio Endi Akamine fez a abertura e, logo em seguida, as pastorais presentes tiveram a oportunidade de fazer um breve relato do seu trabalho pastoral. Alguns pastorais fizeram apresentações culturais. O evento contou com as presenças do Arcebispo Dom Julio e Padre Kojak, dos padres Alex Kyt , Manoel César, Marivaldo de Oliveira, Giba e o Diácono Emerson, Presidente da Cáritas.
O Grito dos Excluídos acontece no Brasil desde 1995, a partir da 2ª Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Portanto, é uma iniciativa da Igreja Católica, com objetivos bem claros, olhando para a população mais carente. É o conjunto de manifestações populares durante a Semana da Pátria, culminando com o Dia da Independência do país, 7 de setembro.
O Grito tem, então, a pretensão consolidada de valorizar a vida humana e anunciar a esperança de uma sociedade cada vez melhor. Para isto, denuncia todas as injustiças contra o povo e tudo aquilo que desagrada e mata a vida, principalmente causada pela enorme desigualdade econômica entre as pessoas, ocasionando o crescimento da distância entre os ricos e os pobres.
As manifestações constituem privilégio espaço público de luta por direitos básicos da vida: a saúde, a educação, a habitação, alimentação, segurança, transporte, lazer etc. Na verdade, é luta por mudanças estruturais na sociedade, como inclusão social, econômica e provocar autênticas políticas públicas que ajudem concretamente as populações pobres, em sintonia com as Semanas Sociais Brasileiras.
Fonte: https://www.cnbb.org.br/grito-dos-excluidos-2/