Faltam 15 dias para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá!

Faltam 15 dias para a JMJ 2019 que acontecerá de 22 a 27 de janeiro, na Cidade do Panamá – a Jornada Mundial da Juventude chega à América Central pela primeira vez. Nesta edição o tema é “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38.

Ela foi anunciada pelo Papa Francisco em 31 de julho de 2016, ao final da missa de envio da XXXI Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polônia. As JMJs são um encontro de milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé, compartilhar vivências e espiritualidade, são uma oportunidade para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

As edições anteriores da JMJ realizaram-se em Colônia, na Alemanha (2005), Sidney, na Austrália (2008), em Madrid (2011), com o papa Bento XVI; no Rio de Janeiro (2013), e em Cracóvia, na Polônia (2016), com Papa Francisco.

Agenda oficial do Papa Francisco

Além das atividades relativas aos eventos centrais da JMJ, o Santo Padre ainda terá encontro com jovens infratores de um centro de reabilitação de menores, com jovens enfermos e com os bispos da América Central. “Foi um desejo do Papa Francisco ir ao encontro dos jovens que não poderão estar nos grandes eventos da jornada e a visita aos menores infratores e aos enfermos vem desta preocupação do Santo Padre”, contou o arcebispo Ulloa Mendieta.

O Papa Francisco chegará ao Panamá no dia 23 de janeiro com um vôo saído de Roma. A previsão da chegada é às 16h30, quando receberá as honras como Chefe de Estado, sendo acolhido pelas autoridades do governo panamenho e da Igreja. Após esta cerimônia, Papa Francisco irá para a “sua casa no Panamá”, a Nunciatura Apostólica, para descansar da longa viagem.

No dia 24 de janeiro, Papa Francisco se encontrará com o presidente da República, autoridades governamentais, corpo diplomático e representantes da sociedade em um encontro com mais de 70 bispos da América Central. Às 17h, se realizará a Cerimônia de Acolhida e Abertura da JMJ no Campo Santa Maria La Antigua.

Um encontro muito especial do Papa Francisco acontece no Centro de Menores em Las Garzas de Pacora no dia 25 de janeiro no período da manhã. Os jovens privados de liberdade participarão de uma liturgia penitencial com o Santo Padre, em um ato de arrependimento, reconciliação e perdão. Já no período da tarde, acontece a Via Crucis com os jovens peregrinos no Campo Santa Maria La Antigua.

No sábado, dia 26 de janeiro, durante a manhã, o Papa Francisco dedicará o altar da Catedral Basílica Santa Maria La Antigua, um momento em que a Igreja Arquidiocesana se reunirá em festa com sacerdotes, consagrados e movimentos laicos de todo o território diocesano. A Catedral, totalmente reformada e com mais de 400 anos de história, tem uma capacidade para 600 pessoa, porém a Praça da Independência, abrigará mais de 1800 fieis das paróquias da arquidiocese.

Após esta celebração na Catedral Arquidiocesana, o Santo Padre se reunirá em privado com um grupo de jovens representando os cinco continentes para um almoço e diálogo no Seminário Maior São José. À tarde, os peregrinos se reunirão para a Grande Vigília com o Papa Francisco no campo São João Paulo II, onde pernoitarão até a missa do domingo, dia 27.

Missa de Envio será celebrada nos primeiros momentos da manhã do dia 27, às 8h. Depois, o pontífice visitará algumas obras de caridade da Igreja na Casa Hogar el Buen Samaritano, um centro de acolhida para pacientes enfermos de AIDS, sem distinção de sexo, religião ou orientação sexual, jovens carentes de recursos para viver a condição.  Neste local, o Papa Francisco rezará a oração mariana do Angelus com jovens dependentes de drogas e álcool.

Ainda no domingo, às 16h30, o Papa Francisco terá um encontro com os voluntários da JMJ – que somam milhares e que tornam possível o evento. Do encontro, o Santo Padre se dirigirá ao Aeroporto Internacional de Tocumen para uma cerimônia de despedida antes de sua partida para Roma.

Com informações de Jovens Conectados