Exortação pós-sinodal será uma ‘Carta aos jovens’

Santuário Nossa Senhora de Loreto, região das Marcas, centro da Itália (Vatican News)

 

Vive Cristo, esperanza nuestra’ são as primeiras palavras do texto original em espanhol da Exortação Apostólica pós-sinodal em forma de ‘Carta aos Jovens’ que o Papa assinará em 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, durante sua visita ao Santuário Mariano de Loreto, na Itália. O gesto do Papa traduz sua intenção de confiar à Virgem Maria o documento que sela o trabalho do Sínodo dos Bispos realizado no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018 sobre o tema: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O texto da Exortação será publicado depois da assinatura de 25 de março e apresentado, como é habitual para um documento magisterial, em coletiva de imprensa na Santa Sé, em data a ser definida.

Assinatura fora do Vaticano é uma exceção

Para o arcebispo Delegado Pontifício em Loreto, Dom Fabio Dal Cin, que acolherá o Santo Padre na Basílica , o aspecto mais significativo da visita será justamente a assinatura da Carta pós-sinodal, fato que também é excepcional porque tais documentos são geralmente assinados no Vaticano. Em entrevista à imprensa italiana, o arcebispo disse: “Desta vez, o Papa optou por fazê-lo em Loreto, que assim se torna guardiã da memória histórica e viva”.

Ao meio-dia, quando o Papa rezará a oração do Angelus, os sinos de cada igreja da região das Marcas serão tocados em uníssono, “sinal de celebração, mas sobretudo de grande unidade”, afirma Dom Fabio Dal Cin.

Acesso aos eventos será aberto a todos

Ao jornal “Resto del Carlino”, o arcebispo revelou que segunda-feira (18/03) à tarde, houve uma reunião com todas as forças da lei e da ordem envolvidas na organização, para definir os detalhes. “A mensagem que deve passar é que Loreto é uma cidade acolhedora, aberta, desarmada. A possibilidade de acesso ao evento é aberta a todos. Haverá passes para ajudar os doentes e grupos particulares, mas para todos a entrada é gratuita. Deve ser um encontro do povo, como deseja o Papa; em suma, queremos acolher Francisco com a sobriedade que ele pediu”.

Ele deu uma indicação de protocolo: quer vir como peregrino como muitas outras pessoas vêm para a cidade mariana”.

Papa celebrará na Santa Casa

Outro momento de destaque da visita será a celebração da missa na Santa Casa. Será a primeira vez que um Papa entra na Basílica para celebrar a Eucaristia, “o que não acontece desde os tempos de Pio IX”.

Num tempo marcado por incerteza, precariedade e insegurança, o Santo Padre que se torna peregrino da Santa Casa indica a todos, jovens, famílias, doentes e sofredores, homens e mulheres em busca de esperança, que é possível acolher o verdadeiro sentido da própria vida abrindo-se ao dom de Deus”.

Por: Vatican News.

Compartilhe: