O II Fórum de Ensino Religioso de Sorocaba será realizado no dia 28 de março com o tema “As Finalidades Pedagógicas do Ensino na Perspectiva da Base Nacional Comum Curricular/BNCC”. O evento é organizado pela Associação dos Professores Cristãos Católicos de Sorocaba, entidade coordenada pela professora Selma Salerno. “As inscrições são limitadas ao número de lugares do auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizado na Avenida Eugênio Salerno 60, no centro de Sorocaba”, informou a professora Selma, que é uma das Mediadoras do Fórum.
A abertura será às 9h com a presença de Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo metropolitano de Sorocaba, que falará aos participantes sobre a importância da Associação dos Professores e da Pastoral da Educação na cidade e região. A primeira palestra terá a presença da Dra. Carmem Sylvia Ribeiro, com o tema “Comportamento Humano e Espiritualidade: Fatores de Proteção à Saúde”, ela é psiquiatra e mestra em Ciências Médicas da Unicamp. Na sequência, a palestra “A Compreensão do Ensino Religioso a partir da Base Nacional Comum Curricular a partir da Ciência da Religião” será apresentada pelo professor e doutor Sergio Rogério Azevedo Junqueira, livre docente em Ciência da Religião, pela PUC-SP.
A terceira palestra será do professor Donizete Ramos, com a temática “Construção dos Sentidos Pessoais de Vida a partir de Valores, princípios Éticos e da Cidadania, de acordo com a BNCC”. O palestrante é licenciado em História, Pedagogia e Psicopedagogia, ator e diretor teatral, coordenador do Colégio Santa Escolástica e professor da Rede Estadual de História. Na mesa de debates atuará a professora Selma Salerno, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, da USP.
No período da tarde, a partir das 13h15 terá continuidade o II Fórum de Ensino Religioso de Sorocaba com a participação do professor José Ricardo Baptista, graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André. A última palestra será de Dom Julio Endi Akamine com a apresentação do tema “Homem e Mulher, Deus os fez”. Dom Julio é Mestre e Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e seu lema no arcebispado é “Não Vos canseis de Fazer o Bem”. A segunda Mesa de Debates acontecerá com a participação do arcebispo metropolitano e demais debatedores do evento, sob a mediação da Professora Selma Salerno. No encerramento do II Fórum, dom Julio celebrará missa no local a todos os participantes e convidados.
Importante salientar, segundo disse a professora Selma, que neste evento haverá disponibilidade de vagas para deficientes auditivos, pois as palestras serão traduzidas em LIBRAS por uma equipe de intérpretes da arquidiocese de Sorocaba. As inscrições antecipadas devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Haverá entrega de Certificado aos participantes pelo Instituto de Teologia João Paulo II. Mais informações pelo telefone 15 99718 2955. O evento tem o apoio do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Sorocaba, Livraria Paulus e Mundo Collor. Inscrição com valor de R$15,00. Despesas de alimentação, por conta dos participantes.
Vanderlei Testa
Assessoria de Comunicação – Voluntário do Fórum