Diáconos Permanentes participam de Formação Litúrgica

Os Diáconos Permanentes da nossa Arquidiocese passaram a manhã de sábado, 27 de abril, na Paróquia São José – Cerquilho, para uma formação sobre Liturgia, que se realizou em dois momentos: Proclamação do Evangelho e Pregação e, em um segundo momento, a apresentação oficial do Ritual da “Celebração da Palavra”  feita por um Diácono –  segundo orientações da Equipe Arquidiocesana de Liturgia, representada pelos Seminaristas Bruno, Murilo e Julian.

Espiritualidade iniciou o encontro

Os Diáconos fizeram uma Espiritualidade inicial, com a Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir de João 21, 15-19 onde ao final houveram partilhas de grande riqueza para todos. A Formação abordou inicialmente , dentro da Dimensão Litúrgica, a Proclamação e a Pregação da Palavra de Deus, como se deve ser feita uma homilia que una os corações dos Fiéis ao Coração de Deus, sempre realçando a necessidade de uma preparação cuidadosa, orientando-se que o tempo máximo é de 15 minutos.

Rito da Palavra

Em seguida foi apresentado oficialmente o Rito de Celebração da Palavra feita por um Diácono, extraído do Documento da Conferência Episcopal Portuguesa, de forma prática e objetiva. Conforme explicou o Seminarista Bruno, o principal objetivo é evitar palavras ou gestos que lembrem a Celebração Eucarística (missa) aos fiéis. Trata-se de um rito próprio, colocado a partir desta data, em uso de caráter experimental, e que foi elaborado pela Equipe Arquidiocesana de Liturgia, a pedido do Arcebispo Dom Julio.

Houve o momento de perguntas que ajudou a esclarecer dúvidas e a prática desse rito impedirá que hajam acréscimos indevidos. A Celebração da Palavra, presidida pelo Diácono, fica desta forma dentro de um Padrão Litúrgico.  Decorridos o período experimental, haverá nova Formação onde os Diáconos trarão suas experiências, os pontos positivos ou negativos do Rito que será aplicado.

O encontro encerrou-se com o almoço de confraternização oferecido pela Paróquia, onde os Diáconos foram recepcionados pelo Pároco Padre José Antonio e os Diáconos Carlos Grechi e Jair, este último Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos.

Colaboração: Diácono José da Cruz.