Delegados do Departamento de Cultura e Educação do Celam se reúnem em Assunção

O desafio da educação católica na região austral da América do Sul (Cono Sur) e a sua postura sobre os fenômenos que polarizam professores e pais, é uma das questões em educação e cultura a serem debatidas pelos delegados do Departamento de Cultura e Educação, que reúne na cidade de Assunção, no Paraguai, Bispos e Secretários Executivos desta região do continente; integrado por delegados dos episcopados do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Entre eles está Dom Julio Endi Akamine SAC, arcebispo de Sorocaba.

Programado de 25 a 29 março pelo presidente do Departamento de Cultura e Educação da reunião do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), Dom Edmundo Valenzuela, o encontro tem como objetivo analisar vários aspectos da realidade dos diferentes países, como parte das áreas que se enquadram no Plano Global 2015 – 2019. Espera-se que os participantes compartilhem as realidades de seus países do ponto de vista da educação e da cultura. O propósito é aumentar a comunhão entre estas igrejas particulares e promover um trabalho baseado na sinodalidade; esta proposta está sendo promovida pelo Papa Francisco e deve ser estendida a todas as áreas da Igreja.

Os participantes do Encontro de Bispos e Secretários Executivos da região do Cone Sul refletirão sobre questões atuais de educação e cultura, incluindo:

  • A compreensão atual da educação a partir do pensamento eclesial do Papa Francisco.
  • Educação religiosa; a relação entre a educação religiosa e o estado secular.
  • Primeiro Seminário Internacional sobre pastoral universitária: desafios, experiências.
  • Os desafios e possibilidades da pastoral no campo da educação.

Por: Assessoria de imprensa Celam.