Dedicação do Altar e da Igreja da Comunidade São Roque (Araçoiabinha)
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Araçoiaba da Serra)
Para fazer um retrospecto desta comunidade, é necessário retornar ao início do século passado, quando foi construída a primeira igreja dedicada a São Roque nesta região, mais precisamente na Estrada do Ipatinga, próximo ao local onde atualmente se encontra o Sítio Jatobá.
Nesta não se celebrava missas, sendo realizados alguns exercícios devocionais, como novenas.
Por volta de 1930, este local foi vendido e o Sr. Antônio Antunes doou o terreno, onde a comunidade se encontra atualmente, para a construção de uma nova igreja, ainda pequena, pelos devotos de São Roque. Aproximadamente em 1940, foi construída uma igreja maior.
Segundo relatos presentes nos livros de tombo arquivados na Cúria Metropolitana, em 1954, por iniciativa do Pe. Antônio Mattalia, então pároco, esta igreja foi provisionada como capela da Paróquia Nossa Senhora das Dores,
passando a receber mais atenção, como por exemplo, um altar em fórmica decorado, em agosto de 1977.
Em janeiro de 2004, devido uma forte chuva, a parede lateral da capela foi danificada, tendo de ser derrubada, sob a supervisão do então pároco, Pe. Cláudio Honório de Godoi.
Iniciou-se a construção de uma nova capela, a qual foi finalizada em março de 2010.
No ano passado, sob a orientação do Pe. Carlos Alexandre da Silva, a mesma recebeu novos bancos e ambão e altar fixos, ficando pronta para no dia 21 de agosto de 2019, solenemente, ser dedicada a Deus, em honra a São Roque.
Colaboração: Padre João Paulo Cardoso.