CURSO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA E PASTORAL

No ano de 2002, com grande incentivo de Dom José Lambert, então arcebispo de Sorocaba, tinha início o Curso de Formação Teológica e Pastoral para formar e capacitar as lideranças de nossas comunidades. Neste ano (2023), completamos 21 anos preparando os alunos, com uma segura base teológica alicerçada na Tradição, Sagrada Escritura e Magistério, para responderem aos desafios do mundo atual para uma eficaz ação pastoral e evangelizadora na Igreja e na sociedade. Nestes novos tempos, é urgente agentes pastorais e fiéis mais esclarecidos e engajados na vida eclesial. O Curso oferece um estudo qualificado com especial atenção à formação pastoral para aqueles que atuam na ação evangelizadora em nossas comunidades.

Duração do curso: 1 ANO E MEIO

Objetivo do Curso

  • Formar agentes pastorais para atuarem nas diferentes frentes de missão e evangelização da Igreja, concedendo-lhes uma sólida base teológica alicerçada na Tradição, na Sagrada Escritura e no Magistério, acerca de seus específicos campos de atividade dentro da comunidade onde vivenciam sua caminhada e testemunham sua fé.

 

  • Responder aos constantes apelos da Igreja e a permanente necessidade de dinamizar o processo de formação dos agentes evangelizadores a partir das dimensões humano comunitária, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral missionária (cf. Documento de Aparecida, 280). Incentivar e qualificar os leigos como educadores da fé. Desenvolver um conhecimento interdisciplinar sobre os assuntos da fé cristã católica e sobre a Igreja em sua missão impulsionada pelo Espírito Santo de estar sempre “em saída” (cf. Evangelli Gaudium, 24).

 

  • Refletir e rever as práticas pastorais, discernindo e apontando novos objetivos a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e do Diretório Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Sorocaba. Contribuir para o aprofundamento bíblico, teológico e pastoral das pessoas engajadas em suas comunidades (pastorais, movimentos, serviços e ministérios) como: ministros extraordinários da Palavra, catequistas, pregadores, palestrantes, agentes de pastoral e outros, proporcionando-lhes uma maior sistematização dos conteúdos da fé a serviço da Evangelização, favorecendo, assim, um aprofundamento pessoal e comunitário no seguimento de Jesus Cristo.

Aulas presenciais de segunda à quarta-feira, das 19h às 22h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom José Melhado Campos.

 

CONTRIBUIÇÃO MENSAL R$ 80,00

Pe. Prof. Esp. Júlio César Fernandes – Direção Eclesial

Profa. Dirce Pereira da Silva R. Xavier – Coordenação Acadêmica

Av. Eugênio Salerno, 60 – Santa Terezinha.

 

Outras informações na Secretaria do Centro Arquidiocesano de Pastoral ou pelo telefone (15) 3321.3732.

 

Para INSCRIÇÕES, acesse o link: https://forms.gle/3n541KMx9obEEGiy8

 

Compartilhe: