Curso de Dirigentes do Movimento de Emaús reúne membros do Regional em Itapetininga

Entre os dias 8 e 10 de março, a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz) recebeu aproximadamente 100 membros do Movimento de Emaús, na Diocese de Itapetininga/SP. No local, foi realizado o Curso de Dirigentes do Movimento de Emaús do Regional Sul 1 da CNBB. A abertura do curso foi às 20h com a Santa Missa que foi presidida pelo Padre Ricardo de Oliveira, diretor espiritual do movimento no Secretariado do Regional Sudeste 1.

De acordo com João Evaristo, Coordenador Regional, “o curso teve o objetivo de aperfeiçoar a unidade, formar, aprofundar o conhecimento dos membros das comunidades, leigos e sacerdotes que, como atividade missionária, evangeliza a juventude através dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos do Movimento de Emaús”.  Além disso, “o conteúdo abordou a estrutura organizacional do Movimento, a estrutura pedagógica/metodologia dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, Missão e Espiritualidade dos dirigentes missionários do Movimento de Emaús”, acrescenta.

Os Secretariados, conforme João Evaristo, são organismos compostos por leigos (jovens e adultos a partir dos 18 anos) que já participaram dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, orientados por um Sacerdote que é designado pelo Bispo da Diocese onde o movimento esta instalado, e tem a responsabilidade de, em sintonia com as deliberações do Secretariado Nacional, dirigir e operacionalizar o funcionamento do Movimento nas Comunidades de Emaús em suas respectivas Dioceses.

Da esquerda para direita: Pe. Ricardo (Diretor espiritual do Secretariado Regional), Pe. Welder (Diocese de Valença e assessor do Secretariado Nacional), Acólito Osmedil Jhanata (missionário de Emaús da paróquia Bom Jesus do Bonfim em Pilar do Sul – Itapetininga), Pe. Bento (Diretor espiritual do Secretariado Diocesano de Itapeva).

Estiveram presentes membros do Movimento de Emaús das Arquidioceses de Sorocaba e São Paulo e das Dioceses de Itapetininga, Itapeva e Jundiaí. O curso foi promovido pelo Secretariado Nacional e contou também com a presença de irmãos leigos e padres das Dioceses de Brasília/DF, e Valença/RJ.

O encerramento foi no domingo, dia 10, com a Missa celebrada pelo Padre Bento Gonçalves de Oliveira O. Cist, diretor espiritual do Secretariado da Diocese de Itapeva.

Colaboração: Coordenação Regional – Movimento de Emaús.