Comissão de Liturgia promoverá Encontro de Formação Arquidiocesana

A Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Sorocaba promoverá no dia 27 de outubro um encontro para formação com o tema “Pastoral Litúrgica (PL)”. Serão disponibilizadas 100 vagas em virtude do espaço do auditório.

O Encontro será realizado na Paróquia São José (Cerrado) das 8h30 às 18h30, com a assessoria da Ir. Veronice Fernandes, PDDM. A metodologia usada será com palestras expositivas, utilizando de todos os meios possíveis para o aprofundamento da Liturgia, tais como observações dos participantes, vivência e laboratórios (leituras e trabalhos em grupo).

Além de Religiosos, Seminaristas, Diáconos e Presbíteros, o público alvo para este encontro inclui Agentes da Pastoral Litúrgica, equipes de celebração, equipes de canto, ministros extraordinários (Distribuição da Sagrada Comunhão – MESCE’s- Palavra e Leitores), Cerimoniários, catequistas e todos os interessados em conhecer a Liturgia da Igreja.

Padre José Edmílson, responsável pela Comissão, destaca que um dos principais objetivos na realização deste encontro “é qualificar os responsáveis dos ministérios litúrgicos em nossas comunidades, apresentando noções de Pastoral Litúrgica, à luz do Magistério da Igreja. É importante ainda, formar agentes multiplicadores nas paróquias e suas respectivas comunidades”.

Ao apresentar as três dimensões da PL (Celebração – Formação – Organização), o Encontro busca conscientizar da necessária unidade entre os trabalhos das comissões da Liturgia, da Música e do Espaço Sagrado; capacitar estes agentes a partir dos elementos fundamentais da Liturgia de modo que se tornem bons articuladores na pastoral; e também proporcionar uma formação litúrgica inicial para os vários ministérios da Liturgia, conforme necessidades, visando a reelaboração de futuro Diretório Pastoral Litúrgico–Sacramental.

Inscrições e alimentação

Uma observação importante aos participantes é que as refeições serão de responsabilidade de cada um, pois a Comissão informa que não será oferecido café da manhã e o almoço pode ser realizado em locais próximos ao evento.

A taxa de inscrição é de R$ 15,00 incluindo material de apoio e assessoria. As inscrições podem ser feitas na secretaria do CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral) ou através do e-mail: [email protected] até o dia 23 de outubro.

A Paróquia São José (Cerrado) fica à Avenida General Carneiro, nº 824. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3217-6107.

Siga nossas Redes Sociais:

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP