Terça-feira da 6ª semana da Páscoa
At 16,22-34
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
O resultado da missão de Paulo e Silas na Europa, mais exatamente na cidade de Filipos é, à primeira vista, um fracasso. A multidão dos filipenses se levantou contra Paulo e Silas, e os missionários foram levados diante dos magistrados das cidades para serem acusados. Depois de serem açoitados bastante, Paulos e Silas foram jogados na prisão.
A Evangelização na Europa parecia ter começado bem com a acolhida das mulheres, e terminado muito mal com a prisão dos apóstolos. Essa impressão, no entanto, é muito superficial. Mesmo que os filipenses tenham rejeitado o Evangelho, na prisão, Paulo e Silas convertem inesperadamente o carcereiro.
Os sofrimentos de Paulo e Silas não são inúteis. Eles prepararam a conversão do carcereiro e de sua família. Além disso, o relato nos mostra que não adianta resistir a Deus. Foi exatamente a rejeição das multidões que possibilitou a Paulo e Silas converter o carcereiro.
Os missionários saem da prisão e da cidade não como derrotados, mas como vencedores. Assim se revela que o início da missão na Europa foi abençoado por Deus. Os missionários são protegidos por Deus e mesmo a rejeição do Evangelho acaba por ser o meio pelo qual Deus leva adiante o seu plano.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais