Comentário ao Evangelho – Terça-feira da 33ª Semana do TC – 22.11.2022

Terça-feira da 33ª Semana do TC

Ap 14,14-19

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O Apocalipse anuncia duas ações: a colheita e a vindima. A colheita é realizada quando a seara da terra está madura por aquele que está sentado na nuvem. A nuvem na Bíblia está sempre ligada a uma manifestação divina, por isso podemos interpretar essa figura “que parecia um filho do homem” como Jesus Cristo que vem para colher os bons e os que serão salvos.

A visão do Apocalipse fala também da vindima das uvas maduras. A vindima, por sua vez, é a condenação dos maus. Com efeito, a leitura de hoje descreve: “O anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus”. Como as uvas são esmagadas no lagar, assim os inimigos de Deus são vencidos pela ira de Deus.

Assim a colheita e a vindima constituem juntas a execução do julgamento final. A certeza do julgamento final deve nos estimular a aproveitar o tempo que nos é dado para por em prática o Evangelho e nos converter. Quem assim vive, espera com confiança e humildade o tremendo dia do julgamento final, confiando na misericórdia de Deus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: