Terça-feira da 32ª Semana TC
Tt 2,1-8,11-14
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A leitura da carta a Tito nos revela como era a comunidade cristã dos inícios. Esse retrato do cotidiano da Igreja é muito significativo para o modo como vivemos o nosso cotidiano de Igreja.
Primeiramente vemos que comunidade dirigida por Tito era composta de idosos, jovens, mulheres e homens de todas as proveniências. A comunidade cristã de Tito não era monocromática e homogênea: não era uma seita formada somente de uma classe de pessoas: livres, escravos, judeus, gregos. A comunidade cristã desde o seu início sempre teve lugar para os contrastes e, ao mesmo tempo, sempre foi um lugar que acolhia a todos em vista da unidade.
As recomendações morais de Paulo para a comunidade cristã são simples e quase banais. Revelam, porém, que a vida cristã é feita do cotidiano: cuidados da casa e do marido, educação dos filhos, amor entre esposo e esposa, moderação para os jovens, ser irrepreensível na palavra. É admirável a atualidade disso tudo para nós: a santidade deve ser vivida no cotidiano e o cotidiano é vivido com santidade.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais