Comentário ao Evangelho – Terça-feira da 29ª Semana do TC – 24.10.2023

Terça-feira da 29ª Semana do TC

Rm 5,12.15b.17-19.20b-21

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo explica a nossa libertação do pecado e da morte na grande comparação entre Cristo e Adão.

Paulo explica que o pecado de Adão não afetou somente a ele, mas a toda a sua descendência. O pecado de Adão não somente nos afetou porque sofremos as suas consequências de pena e de morte, mas sobretudo porque nós também pecamos. Assim o pecado se propaga não só em suas consequências, mas pelo fato de ele ter entrado no mundo. “O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens porque todos pecaram”.

Vejam o que como o pecado é destruidor! Ele não só nos prejudica em suas consequências de morte, mas ele entra no mundo e nós também pecamos. O pecado se propaga. E essa propagação é ainda mais terrível, porque ele não se propaga por imitação, mas por geração.

É preciso que entendamos bem. O pecado na carta aos Romanos não é somente um ato moral, livremente realizado e totalmente imputável à pessoa que o cometeu. O pecado é uma situação que não depende de nossa vontade e que forma como que uma atmosfera infectada na qual nós nascemos e nos contamina. O pecado é também essa situação de pecaminosidade, de ambiente insalubre e de pestilência na qual somos mergulhados ao nascermos. Essa espécie de bioma de privação da graça, a Igreja o chamou de pecado original.

Dessa atmosfera pestilenta contaminada de sedimentos de poluição, não podemos nos livrar a não ser que sejamos salvos. Para que sejamos purificados do pecado original, Cristo derramou a sua graça em abundância sobre nós. “Onde se multiplicou o pecado, aí suberabundou a graça”. Cristo veio dissipar esta poluição atmosférica pecaminosa da humanidade.

Isto não significa que a graça atue automaticamente, prescindindo da aceitação pela obediência da fé, e do consequente comportamento moral.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: