Terça-feira da 26ª semana TC
Zc 8,20-23
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A passagem do profeta Zacarias é muito bela. Em síntese, o profeta apresenta a cidade de Jerusalém como destino de uma romaria internacional. Os pagãos peregrinam até Jerusalém para pedir o perdão de seus pecados, e os judeus se tornam mediadores desse perdão divino, atraindo e guiando outros povos para o Senhor. A frase final faz eco ao nome de Emanuel.
Escutemos mais uma vez essa promessa profética: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’”.
Essa promessa se cumpre com a Igreja. Na Igreja todos os cristãos devem ser pessoas que possuem algo de extraordinário: a presença divina que transforma a vida. Assim as pessoas são atraídas para a Igreja, porque experimentam que os seus membros a presença de Deus.
Para que isso se realize é preciso que os cristãos vivam o espírito do Evangelho.
‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’: ser sinal da presença de Deus para os outros é uma graça que recebemos no batismo com a fé, a esperança e a caridade. É preciso, porém, que vivamos com coerência esse dom batismal. A Igreja e os cristãos têm como missão dar testemunho vivo e vital de que Deus habita no meio dos homens. A Igreja e os cristãos não cumprirão plenamente a sua missão enquanto a sua face não tiver a beleza capaz de atrair os povos que pedem: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’! A Igreja cresce não por proselitismo, mas por atração.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais